5 ações de endomarketing para trazer mais sucesso na sua estratégia

Cinco pessoas em uma reunião.
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Muitos gestores se veem às voltas com estratégias para aprimorar seu volume de vendas e reduzir o número de demissões. Erroneamente, pensam somente em estratégias voltadas para o consumidor final. Ocorre que, antes de olharmos para fora, é preciso entendermos o que está acontecendo dentro da organização. Para que essa melhoria de dentro para fora aconteça, é essencial investir em ações de endomarketing.

Quer conhecer um pouco mais sobre essas estratégias, entender como elas podem apoiar o crescimento de seus negócios e como implantá-las? Acompanhe nossas dicas!

O que é endomarketing?

O endomarketing, como o nome aponta, é toda ação de marketing voltada para o público interno de uma empresa. Ele tem como objetivo fortalecer a imagem de uma organização junto aos seus colaboradores, fortalecer o sentimento de pertencimento, aproximar funcionários da marca e gerar satisfação por meio de uma cultura de escuta e engajamento.

Quais são as vantagens do endomarketing?

O marketing interno traz uma série de benefícios. O primeiro deles é a redução do turnover (quando o colaborador troca uma empresa por outra). Hoje, empresas à frente no mercado não se preocupam somente em adquirir talentos, mas em capacitá-los e mantê-los. Ações de incentivo e melhorias na comunicação são essenciais para isso.

Ampliando os níveis de satisfação da empresa, o endomarketing induz maior engajamento dos funcionários com suas funções, de modo que eles se sintam mais instigados a conhecer e colaborar para os objetivos da organização. A rentabilidade do seu negócio, consequentemente, melhora.

Quais são as 5 ações de endomarketing indicadas para a sua empresa?

Uma equipe bem motivada e orientada proporciona satisfação para o consumidor e gera bons resultados para sua empresa. Saiba como estimulá-la!

1. Faça uma pesquisa com seus funcionários

Para entender o que comunica bem com seus colaboradores e quais ações podem ter mais sucesso entre eles, é preciso, primeiramente, ouvi-los. Por isso, antes de começar a organizar sua estratégia, faça uma pesquisa de clima organizacional e de satisfação com os profissionais. Esse diagnóstico permitirá avaliar as condições internas da organização.

Procure saber se seus funcionários se sentem reconhecidos e motivados, quais benefícios mais gostariam de receber, quais são seus hábitos e o que sentem em relação à sua marca, aos colegas, aos gestores e às perspectivas para a carreira. A partir desses estudos, você pode pensar não só em ações de comunicação, mas também em estratégias para aprimorar o ambiente de trabalho.

2. Defina os objetivos para suas ações de endomarketing

A partir de seu diagnóstico na conversa com os funcionários, você deve definir os objetivos para suas ações de endomarketing. Afinal, como qualquer ação de marketing, o endomarketing precisa ser acompanhado e ter seus resultados mensurados.

3. Estude e aprimore a comunicação interna

Sem uma boa estratégia de comunicação interna, é improvável que suas ações internas funcionem. Portanto, verifique quais são os canais de comunicação mais efetivos para sua equipe e entenda o que pode ser feito para reduzir os gargalos entre os setores. Independentemente de ser por meio de e-mails, jornal mural, cartazes, grupos de WhatsApp ou Slack, o importante é que as informações cheguem às pessoas e gerem engajamento.

Homem apontando para uma data no calendário.

4. Organize eventos

Muitas vezes, o que falta para seus funcionários interagirem uns com os outros e sentirem-se mais integrados ao ambiente de trabalho são oportunidades para o encontro. Happy hours, cafés da manhã e palestras são ótimos para criar laços entre pessoas e deixar o clima corporativo mais leve. Já palestras, workshops e viagens corporativas deixam os colaboradores mais motivados com o próprio aprimoramento.

5. Diversifique suas estratégias

O público interno é tão exigente quanto o consumidor final. Por isso, você precisa sair do escopo tradicional de ações de comunicação interna para surpreender seus funcionários.

Tenha em mente que os colaboradores são responsáveis por vender, literalmente ou não, a sua marca para o consumidor final. Por isso, invista na criação de conteúdos e em estratégias criativas para engajar seus funcionários. Assim, as ações de endomarketing colaboram para o crescimento de sua empresa de fora para dentro, aprimorando o engajamento de sua equipe e a saúde de sua marca.

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Imagens: reunião, resultados, eventos.

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