5 dicas essenciais de como transformar clientes em fãs

Ilustração de várias pessoas. Estas transformadas de clientes em fãs.
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Em um cenário em que é preciso se diferenciar, não basta ter consumidores. Criar uma base de defensores é cada vez mais importante e permite que o negócio chame a atenção do jeito certo. Por isso, é indispensável saber como transformar clientes em fãs.

A partir dessa conversão, as pessoas não apenas compram do estabelecimento. Elas também se engajam e defendem a marca, além de divulgá-la para outros consumidores em potencial. Isso ajuda a diminuir os custos de aquisição do cliente, melhora a fidelização e até aumenta o faturamento.

Mas quais são os segredos para levar os clientes para o próximo nível? A seguir, conheça 5 dicas para criar defensores da sua marca.

Várias pessoas olhando para a câmera e fazendo sinal de positivo.
Estude bem a persona, conheça quais são os pontos que ela mais valoriza e entenda.

1. Entenda quem é o público

Para que se tornem fãs, as pessoas precisam estabelecer uma conexão forte e verdadeira. Por isso, é essencial conhecer muito bem o público e entender quais são os pontos essenciais para o relacionamento.

É o caso de compreender os anseios de quem consome, as suas expectativas e o que eles desejam ao consumir. Pense, por exemplo, em um cliente de supermercado. Muitas vezes, a pessoa busca facilidade, praticidade e economia. Já o consumidor de uma loja virtual de roupas pode desejar conveniência, tendências e exclusividade.

Estude bem a persona, conheça quais são os pontos que ela mais valoriza e entenda, principalmente, como a sua empresa é útil.

Foto de uma tela de um smartphone. Mostrando os botões do instagram.
Coloque-se no lugar do consumidor.

2. Ofereça atendimento personalizado

Fazer apenas o mínimo ao atender um cliente não é a melhor pedida. Um atendimento de qualidade, mas sem nada especial, pode ser oferecido pela maioria das empresas. Por outro lado, são as que sabem customizar que têm sucesso em como transformar clientes em fãs.

Com o estudo do mercado de interesse, busque meios de personalizar o atendimento. Ter vendedores que atuam de forma consultiva para resolver uma necessidade específica, por exemplo, é uma ótima saída.

Para não ter dúvidas, coloque-se no lugar do consumidor e pense como gostaria de ser atendido. Com essa visão empática, fica fácil dar um direcionamento customizado.

Homem clicando em um botão de curtir.
A qualidade e o preço são fatores importantes, mas não é o suficiente.

3. Tenha um programa de fidelidade

Quais são os motivos que fazem as pessoas voltarem a comprar no seu negócio? A qualidade e o preço são fatores importantes, mas somente isso não é suficiente. Já que a intenção é se diferenciar e envolver, vale a pena pensar em um programa de fidelidade.

Ele “premia” os consumidores assíduos, como os que compram mais ou com maior frequência. É o caso de oferecer descontos ou brindes para quem consumir certa quantia em um determinado período.

Além de tudo, é algo que aumenta a atratividade das suas ofertas e que eleva o valor agregado dos produtos.

4. Crie experiências memoráveis

O marketing de experiência tem a ver com a forma como os indivíduos se sentem diante de uma marca. Inclusive, 90% das pessoas disseram que ficam mais propensas a visitar uma loja física se o ambiente é agradável. Escolher músicas, visuais e até cheiros impacta nessa decisão.

Além de tudo, pense em outros meios de envolver os clientes. Degustações são famosas nos produtos alimentícios, enquanto setores diversos têm as amostras grátis. Também há ativações de marca, como experiências radicais ligadas a uma empresa de esportes.

Foto de um botão de like ou curtir. É preciso transformar seus clientes em fãs.
Foque no seu consumidor.

5. Coloque o cliente no centro dos esforços

Já que a intenção é criar verdadeiros fãs do negócio, é preciso colocar as pessoas no centro de toda a experiência. Em vez de se preocupar com a concorrência ou com a participação de mercado, foque no seu consumidor.

Isso significa aceitar e utilizar o feedback de quem está em contato com a marca. Inclui, ainda, pensar em meios de facilitar o relacionamento e na integração para uma experiência única. Valorizar os consumidores, portanto, é indispensável nesse momento.

Ao saber como transformar clientes em fãs, sua marca tem a chance de se destacar e de conseguir resultados muito melhores. Com essas dicas, o seu empreendimento chega ao sucesso com mais facilidade!

Para ter êxito nessa tarefa, nada melhor do que contar com quem entende do assunto. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

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