Na era digital, o mercado muda muito rapidamente. Novas tecnologias aparecem e os interesses dos consumidores também se diversificam. Já que as estratégias da empresa devem se atualizar, conhecer as tendências de marketing digital para 2019 é muito importante.

Ficar de olho nas novidades é um jeito de sair à frente dos concorrentes e de maximizar os investimentos. Afinal, quem não quer mais clientes e objetivos alcançados?

A seguir, você conhecerá as 6 maiores tendências para o segmento em 2019. Confira!

1. Pesquisa por voz

“Ok Google” ou “Hey Siri” são apenas duas expressões que prometem se tornar especialmente populares em 2019. Como resultado elas ativam os assistentes virtuais do Google e do iOS, respectivamente, e permitem que o usuário realize várias tarefas. Entre elas, está a pesquisa por voz.

Em vez de digitar a questão, os assistentes virtuais serão os grandes responsáveis pelo trabalho. Ao final de 2019, a indústria de reconhecimento de voz passará a valer 601 milhões de dólares, segundo relatório publicado pela Technavio. Além disso entre os Millenials, o uso da busca de voz chegará a 39,3%, contra 35,8% em 2018. Tudo isso mostra que o mercado promete decolar de vez!

Mão robótica tocando em um tablet. A Inteligência Artificial (IA) é uma das tendências de marketing digital.
A Inteligência Artificial (IA) é uma das tendências de marketing digital.

2. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma das tendências de marketing digital, porque dela dependem várias outras estratégias. Ela consiste em criar dispositivos e algoritmos que se equiparem à capacidade humana.

Então, por meio desses recursos, será possível automatizar ações e até o atendimento. Além de tudo, há a oportunidade de aprendizado de forma contínua. Até 2025, dá para esperar um valor de mercado de 89,8 milhões de dólares — 20 vezes mais que em 2017.

3. Chatbots

Os chatbots são “robôs” inteligentes, capazes de estabelecer um contato com os usuários. Eles são usados nos sites e, recentemente, nas redes sociais. Oferecem um autoatendimento para problemas iniciais, mas também podem ajudar nas compras, por exemplo.

Com o crescimento da indústria de IA, eles ganharão robustez e novas possibilidades. Portanto até 2021, 50% das empresas gastarão mais com chatbots do que com o desenvolvimento de apps. Até 2022, a economia total será de 8 bilhões de dólares. Enfim, melhor começar a se preparar, certo?

4. Big Data

Atualmente, o marketing digital tem a chance de usar várias tecnologias. CRMs, plataformas de automação e recursos de análise das redes sociais são apenas algumas possibilidades. Tudo isso gera dados, mas o que fazer com tanta informação?

O Big Data surge como resposta, já que processa grandes volumes de conhecimento em pouco tempo. Como, até 2020, serão mais de 50 bilhões de dispositivos móveis e inteligentes, essa é uma forte tendência para criar estratégias de marketing bem estruturadas.

5. Realidade virtual

O marketing de experiência e o de relacionamento tendem a ganhar projeção. As pessoas querem se envolver com a marca e viver novas situações por meio das empresas. Para que o marketing digital atenda a essa exigência, a realidade virtual (ou VR) é uma ótima opção. Até 2021, é esperado que o segmento gere 75 bilhões de dólares de receita.

Em suma trata-se de uma ferramenta que busca recriar a realidade por meio de óculos e dispositivos especiais. Com o avanço dos gráficos, a sensação de vídeos e jogos é cada vez mais real. Assim sendo para o marketing, há a chance de inserir os clientes no contexto dos produtos ou do estabelecimento sem que eles tenham que sair de casa.

6. Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais ou digital influencers tomaram as redes sociais e têm estrelado campanhas de diversas marcas. Portanto se, no começo, as ações eram esparsas e pouco profissionais, dá para prever essa como uma das tendências de marketing digital para 2019.

Em suma, a escolha dos influenciadores será essencial para criar a conexão certa com a marca e falar com o público adequado. Portanto mais do que nunca, será preciso cocriar para chegar a ótimas performances. Com o resultado, é esperado que o mercado salte de 2 bilhões para 10 bilhões, até 2020.

Enfim, ao explorar essas tendências de marketing digital, você tem a chance de tornar a estratégia para 2019 muito melhor. Portanto avalie o que faz sentido para o seu negócio e invista rumo ao sucesso.

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Imagens: Chatbot, robô.

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