Aprenda a calcular e reduzir o custo de aquisição de clientes

Desenho de um tablet, notebook, calculadora.
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Monitorar os indicadores de performance das suas estratégias é a única forma de ter certeza do sucesso delas. Um exemplo disso é o indicador de custo de aquisição de clientes, que ajuda a apontar a viabilidade das suas ações.

Com tantos canais de marketing e vendas à disposição, pode ser que os seus gastos saiam do controle se o seu orçamento não for devidamente monitorado. Olhar para essa métrica ajuda muito a evitar esse cenário.

Ao entender o valor de analisar o custo de aquisição de clientes e conhecer os caminhos para mantê-lo sob controle, certamente as suas estratégias poderão se desenvolver mais e trazer retornos de qualidade.

Três pessoas em uma reunião sobre valores.

O que é o custo de aquisição de clientes e como calculá-lo?

Também chamado pela sigla CAC, o custo de aquisição de cliente leva em consideração todos os gastos associados à obtenção de um único cliente. Trata-se de um indicador muito importante para mensurar a viabilidade de uma estratégia de marketing e vendas. Afinal, não faz sentido gastar mais para obter um cliente do que ele gastará de volta com a sua empresa.

Monitorar o CAC se faz necessário para que as contas do seu negócio permaneçam em equilíbrio e o seu ROI não saia de controle. Essa é uma das métricas que precisam estar em seu radar.

Como diminuir o custo de aquisição de clientes da empresa?

Tendo em vista a importância da mensuração do custo de aquisição de clientes para a viabilidade de uma estratégia de marketing e vendas, manter esse indicador sempre baixo é algo essencial. Isso requer algumas ações especiais que devem fazer parte da sua rotina. Conheça, a seguir, as principais formas de diminuir o custo de aquisição de clientes da sua empresa!

Implemente a automação de marketing

A tecnologia é uma poderosa aliada da contenção de gastos em diversos âmbitos, especialmente no marketing. Existem diversos processos que não precisam ser feitos manualmente e são muito mais baratos de serem conduzidos ao serem automatizados. Explore essas possibilidades e faça as mudanças necessárias.

Não se esqueça de mensurar certos custos

Todo o propósito do CAC é apresentar um registro fiel do impacto que as suas ações de captação têm sobre o orçamento da sua empresa. Portanto, pode ser muito prejudicial à sua análise se você se esquecer de somar algum tipo de iniciativa. Tome cuidado para que isso não ocorra.

Entenda o perfil exato do seu cliente

Muitos casos de CAC alto se caracterizam por uma dificuldade em alcançar o cliente certo que trará conversão. A solução para isso está em rever os conceitos que você tem a respeito do perfil dessas pessoas. Será que as suas ações estão mesmo impactando a persona correta? Vale a pena rever as suas características e ajustar as suas campanhas.

Invista na retenção de clientes

Quem já comprou uma vez de você tem muito mais chances de fechar um novo negócio do que alguém que nunca teve contato com a sua empresa. A retenção de clientes precisa estar entre as suas prioridades como forma de diminuir o seu CAC, já que é um esforço barato com alto potencial de retorno.

Diminua a sua taxa de churn

O custo de aquisição de clientes pode aumentar se há muita gente cancelando o seu serviço. Portanto, além de concentrar os seus esforços nos custos das suas ações, você também precisa se preocupar com esses cancelamentos. O que está levando esse número a subir? Busque entender qual é o problema e trabalhe a favor de uma solução.

Agora que você já sabe o que é custo de aquisição de clientes e como diminuir essa taxa. O próximo passo é planejar uma estratégia baseada nas dicas acima. Lembre-se de fazer análises contínuas em sua empresa e comparar os seus resultados para enxergar a sua evolução ao longo do tempo.

Enfim, quer ajuda para potencializar as suas estratégias? Então entre em contato conosco que vamos ajudar você nessa missão!

Imagem: Reunião, conversa.

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