Homem sentado em uma mesa sorrindo enquanto olha seu tablet

Alguns erros em e-mail marketing podem ser bastante prejudiciais para os resultados.

Você precisa saber como passar longe de alguns erros em e-mail marketing bastante graves que podem comprometer seus resultados. Será que a sua estratégia está sofrendo de algum deles?

O e-mail marketing tem o potencial de trazer excelentes retornos para a sua marca. Além de ter um excelente custo-benefício, pode ter a sua eficácia maximizada ao contar com as facilidades de uma boa ferramenta de e-mail marketing.

Porém, você pode colocar tudo isso a perder se não adotar uma estratégia eficaz e manter-se fiel a ela. Erros pequenos podem se acumular e causar danos permanentes à imagem da sua marca e aos seus resultados.

Veja, a seguir, os 5 erros em e-mail marketing que influenciam no resultado e devem ser evitados!

1. Enviar conteúdo sem relevância

O e-mail marketing é um canal de comunicação bastante eficaz para a sua empresa, mas somente quando você o utiliza juntamente a um conteúdo relevante.

Essa relevância é determinada a partir de uma boa pesquisa a respeito dos interesses e das necessidades do seu público-alvo. Para vencer a disputa pela atenção dele, você precisa oferecer algo de valor.

Dessa forma, planeje um conteúdo que realmente faça uma diferença positiva no dia dessas pessoas. Senão, será muito difícil obter bons resultados com elas.

2. Não segmentar seus envios

Outra forma de agregar valor ao seu conteúdo consiste em aumentar a identificação do público com o e-mail marketing ao segmentar a sua base.

Isso significa dividir a sua lista de contatos baseando-se em algum critério que faça sentido, como por interesse, data desde a última compra, entre outros.

Em seguida, planeje envios com conteúdo pensado especialmente para esses grupos. Leve em conta as particularidades dessas segmentações e ative uma campanha mais estratégica.

Notebook visto de cima com com pessoa conferindo o e-mail. Ao lado no notebook tem um cookie de chocolate
Antes de fazer seus disparos, confira os seus links.

3. Mandar links quebrados

Esse é um dos erros em e-mail marketing que parecem básicos, mas ainda acontecem e podem comprometer a seriedade da sua estratégia. Antes de fazer seus disparos, reserve um tempo para checar os seus links.

Além de prejudicar os resultados da sua campanha de e-mail marketing, isso também impacta na confiança do seu público, que passa a enxergar a sua empresa como se tivesse menos credibilidade.

Aliás, aproveite para conferir se os seus links apontam para destinos responsivos. Se o seu público recebe seu e-mail pelo celular, certamente tentará acessar seus links pelo mesmo aparelho.

4. Impactar quem não se inscreveu

O ato de inserir pessoas na sua lista de contatos sem o consentimento delas e enviar e-mail marketing configura a prática de SPAM. Além de ser ilegal, também pode ser altamente prejudicial para a imagem da sua empresa. Deve ser sempre o seu objetivo contar apenas com pessoas interessadas no seu conteúdo em sua base.

Se está precisando fazer a sua lista crescer, implemente ações voltadas para esse fim. Experimente, por exemplo, inserir chamadas para a inscrição em seu site e blog, além de usar as redes sociais para isso.

5. Não personalizar os envios

Como já deve ter ficado nítido até aqui, a personalização dos envios é essencial para aumentar o grau de identificação do público com a sua marca. Você precisa ir além disso e começar a chamar seu destinatário pelo nome.

Essa possibilidade está presente na maioria das ferramentas de disparo de e-mail marketing, então, trate de usá-la. Experimente empregar o nome do destinatário no assunto como artifício para chamar a atenção dele.

Na verdade, é possível utilizar qualquer dado cadastral do público no seu e-mail. Analise quais informações você mantém e planeje a abordagem ideal para cada caso.

Alguns erros em e-mail marketing podem ser bastante prejudiciais para os resultados da sua marca. Crie o hábito de fazer auditorias periódicas para se certificar de que tudo está alinhado com os seus objetivos e definições do planejamento.

Você já cometeu algum outro erro de e-mail marketing que gostaria de compartilhar? Então, deixe um comentário!

Imagens: Freelancer, e-mail.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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