Branded Content: o que é e quais são suas estratégias?

4 minutos para ler

O branded content acompanhou as transformações no comportamento do consumidor. Afinal, com os avanços tecnológicos, que incluem a disseminação do streaming e as facilidades do comércio eletrônico, bem como o armazenamento de dados. As marcas tiveram de projetar táticas para acompanhar a complexa e ágil trajetória do cliente.

É nesse contexto que surge o branded content, que busca fortalecer a fidelidade do cliente com a marca por meio de estratégias de conteúdo. Para entender como ele funciona e quais são as suas estratégias, acompanhe o que preparamos para você!

O que é branded content?

O branded content ou conteúdo de marca busca cativar o usuário ou potencial cliente com informações úteis, que não necessariamente tenham relação com a marca. Ou seja, ele ultrapassa a divulgação publicitária, fazendo com que a comunicação da empresa se transforme em um serviço. Oferecendo ao público a informação de que ele precisa e gerando autoridade para a marca no campo abordado.

Os benefícios do branded content são diversos. As marcas, que antes se focavam somente nos produtos, passam a olhar o consumidor com maior atenção, entendendo a sua jornada de compra. Com isso, o valor de marca se fortalece e ela se torna mais lembrada entre o público-alvo.

Ilsutração demonstrando o branded content.
O branded content tem a função de gravar a marca na mente do cliente.

Qual é a diferença entre branded content e marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo pretende comercializar produtos e serviços direcionados a um certo público por meio da criação de conteúdo relevante. Assim, com posts, vídeos, transmissões e artigos, as marcas buscam levar o cliente a uma determinada ação. O branded content, por outro lado, tem apenas a função de gravar a marca na mente do cliente. 

Quais são as estratégias do branded content?

Para criar vínculos com o público, o branded content baseia-se em uma série de estratégias. Destacamos algumas a seguir!

Uso de storytelling

A contação de histórias é a maneira mais antiga de transmitir conhecimento de geração a geração. Ela determina a forma como entendemos os fatos e formamos as nossas opiniões. Por isso, as marcas que contam histórias de maneira autêntica e criativa inspiram ações e uma conexão emocional com o público.

Quando uma história é envolvente, as pessoas não acham ruim que ela tenha sido entregue por uma marca. Seja por meio de vídeos, seja por aplicativos, hot sites ou posts, procure cativar o usuário com uma história que o envolva e tenha a ver com a sua marca.

Entendimento do contexto

Para que o conteúdo da marca crie vínculos com o potencial cliente, é preciso que haja grande cuidado para a divulgação. Em suma, procure entender o que está acontecendo e faça uma divulgação coerente com os anseios do público. Grandes exemplos disso são os hits de Carnaval, preparados com meses de antecedência, lançamento de teasers e estudo de tendências de comportamento.

Mulher segurando um smartphone.
O conteúdo de uma marca não precisa ser, institucional.

Diversificação de formatos

O conteúdo de uma marca não precisa ser, necessariamente, institucional. A campanha de lançamento de uma cerveja puro malte, por exemplo, foi acompanhada de uma série de comerciais e posts que negavam o lançamento do produto. Uma clara brincadeira com as fake news que decidiram o rumo das eleições no Brasil e nos EUA.

Por isso, pense em como o seu público se comunica e como a sua marca pode dialogar com isso. Portanto mesmo nos segmentos mais formais, você pode apostar em diferentes formatos para cativar o seu público de formas diversas. Tais como o podcast, as pílulas de vídeo, anúncios no rádio, artigos, hot sites, newsletters, posts patrocinados, entre outros.

Portanto fortalecendo a conexão entre o cliente e a marca, o branded content utiliza o conteúdo agregado a técnicas de storytelling, diferentes formatos e estudos de contexto. Enfim, o importante é que todas as táticas utilizadas sejam fundadas em um rigoroso estudo de público. E em estratégias criativas e diferenciadas, o que exige o acompanhamento de uma agência especializada.

Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário abaixo!

Imagens: Informação, smartphone.

ebook sobre tendencias marketing digitalPowered by Rock Convert

Related Post

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-