O Call to Action (CTA), que é traduzido como Chamada para a Ação, é uma construção textual focada em direcionar o cliente para a realização de determinado objetivo. Podemos citar vários exemplos disso, como seguir nas redes sociais, entrar em contato, fazer uma compra, assinar a newsletter, entre outros.

Porém, somente ter esse elemento presente no seu conteúdo não é garantia de sucesso. Para isso, é necessário utilizá-lo com sabedoria e foco na geração de resultados. Conferindo as dicas abaixo, você aprenderá como fazer isso de forma simples e capaz de tornar esse elemento um importante aliado.

Criar um senso de urgência

Um Call to Action efetivo não pode fazer o leitor pensar muito e muito menos dar margem para ele realizar a ação depois. Então, é necessário despertar um senso de urgência, ou seja, o lead terá que fazer agora ou correrá riscos de perder aquela oportunidade.

A persuasão é um elemento importante dentro do texto, e não seria na etapa de conclusão que ela estaria ausente. De certa forma, vale dizer que uma chamada efetiva é o que vai fazer valer todo o esforço na hora de produzir um conteúdo valioso.

Realizar testes A/B

Testes A/B são feitos quando há mais de uma versão disponível e analisada por grupos diferentes de usuários (A e B). Essa medida serve para verificar, na prática, qual das opções consegue gerar maior engajamento. Testar Call to Action é a melhor forma de descobrir qual padrão se estabelece melhor junto ao seu público.

Medidas como essas trarão dados mais específicos, pois é sabido que um modelo de CTA que funciona bem para uma empresa pode não funcionar com a mesma eficácia na estratégia da outra, o que ressalta a importância de investir nos testes.

Usar verbos no imperativo

Ao elaborar um Call to Action, não se pode fazer um simples pedido ou convite. É necessário trazer um toque imperativo, ou seja, como se estivesse dando uma ordem. Porém, deve-se ter cuidado para usar o tom correto e não parecer agressivo ou invasivo.

Uma maneira simples de resolver essa questão é formar frases curtas e objetivas com verbos imperativos, que trazem consigo essa função, tornando mais natural a presença de uma “ordem”.

Não fazer chamadas longas

Chamadas longas podem cansar o usuário e dificultar o entendimento dele sobre o que está sendo dito. Portanto, é inviável utilizá-las. O mesmo vale para chamadas muitos curtas, porque acabam parecendo simples demais.

Os testes mencionados acima ajudam a entender qual o tamanho ideal, já que os conceitos sobre pequeno e grande podem variar conforme a situação. Ao encontrar o padrão ideal de tamanho, se torna mais fácil replicá-lo independentemente do objetivo do CTA.

Ao descobrir como utilizar o Call to Action, você aprende não só a fechar o seu texto com chave de ouro, mas também a trazer mais riqueza para todo o conteúdo. Uma estratégia de sucesso depende da qualidade com que a interligação entre as ações é feita, e, nesse cenário, a chamada é um dos elementos mais importantes.

E você, como elabora um Call to Action? Deixe um comentário e divida a sua experiência conosco! Queremos saber como esse elemento é trabalhado dentro da sua estratégia.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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