O marketing digital se caracteriza por ser um nicho que apresenta novas tendências de forma bastante rápida. Elas surgem para atender às demandas geradas pela mudança de comportamento do consumidor, a qual acontece de maneira constante.

Dentre essas tendências, uma que merece destaque é o SEO local. Provavelmente, você já conhece a importância do SEO (Search Engine Optimization) e que ele pode ser descrito como a união de técnicas de otimização de páginas, tendo, assim, o objetivo de ranquear melhor nos motores de busca.

O SEO local é um recurso que visa a ir além dessas técnicas tradicionais de otimização e, para isso, utiliza estratégias alternativas. O objetivo, com isso, é facilitar ainda mais o acesso do público ao serviço/produto que está sendo pesquisado. Em um rápido exemplo, quando você pesquisa uma “oficina mecânica”, logo o algoritmo do Google entende que você está procurando por algum estabelecimento próximo. Para atender melhor à sua pesquisa, ele usa o fator local para apresentar resultados mais satisfatórios.

Isso demonstra o quão importante é focar no SEO local, já que ele impacta positivamente nos seus resultados. Então, chegou a hora de aprender como atrair clientes usando o SEO local. Acompanhe a leitura!

Aposte no Google Meu Negócio

Google-Meu-Negocio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muito importante dentro de uma estratégia de SEO local. Para começar a utilizá-lo, é necessário se inscrever na plataforma. A partir da inscrição, é possível ter acesso a uma série de recursos que vão ajudar a otimizar a sua página para os mecanismos de busca e para o público (especialmente a audiência que está perto da sua empresa).

Um cuidado que deve ser tomado para se ter uma presença relevante no Google Meu Negócio é adicionar uma descrição objetiva e completa, que tenha, ao menos, 400 palavras e possa instigar o usuário a conhecer mais sobre os seus serviços.

Outros cuidados importantes são: incluir o negócio na categoria adequada, usar imagens de boa qualidade, disponibilizar informações sobre o horário de funcionamento e meios para contato. Por fim, é recomendado habilitar a opção de avaliação dos clientes, já que os comentários são uma excelente forma de fazer “prova social”.

Atente às meta tags de títulos e descrições

Meta tags são basicamente linhas de códigos utilizadas com o intuito de descrever o conteúdo do seu site para os motores de busca. É nessas linhas que serão inseridas as palavras-chave mais adequadas para facilitar a pesquisa do usuário.

Sendo assim, é fundamental dar atenção especial às meta tags de títulos e descrições, pois elas podem fazer toda a diferença em uma estratégia de SEO local. Saber como atrair clientes exige criar estratégias melhores do que a concorrência, considerando, aqui, que muitos concorrentes também utilizam o SEO local. Sabendo disso, é valido dizer que priorizar detalhes como esses pode trazer a tão desejada vantagem competitiva.

Gere conteúdo local

seo

A busca por conteúdos relevantes já é conhecida pelos analistas de marketing digital. Por isso, é preciso criar estratégias de conteúdo diferenciadas. Uma delas é gerar conteúdo local, ou seja, atender os interesses de personas próximas e usar isso como porta de entrada para que elas conheçam melhor a sua empresa.

Dentro de uma estratégia de SEO local, gerar experiências mais completas para os usuários é essencial e de muito valor no ranqueamento do Google. Com base nisso, fica fácil perceber o quão benéfico pode ser o SEO local para o seu negócio, gerando mais tráfego, contribuindo para aumentar a visibilidade e sendo uma excelente alternativa na busca por como atrair clientes de forma constante.

E já que falamos em marketing de conteúdo, que tal conhecer a importância que esse recurso tem para pequenas empresas? Confira tudo sobre esse importante assunto em nosso post especial!

quero receber conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Avatar
Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Deixe uma resposta

Share This