O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada no marketing digital com foco principal em se aproximar dos clientes e, assim, fortalecer o relacionamento. Essa medida contribui, de forma significativa, para expandir os resultados tanto na obtenção de novos clientes como na retenção dos que já estão na base.

Muita gente confunde o uso desse recurso com a prática de SPAM. O e-mail marketing é muito mais eficiente e também uma prática limpa porque visa a chegar somente aos usuários que estão interessados e permitiram o envio dos conteúdos.

O respeito pelo público é tanto que, no final de cada mensagem, há a opção de cancelar o recebimento desses e-mails, fator que demonstra o profissionalismo da sua empresa e a preocupação com o bem-estar dos clientes.

Para mostrar como tirar máximo proveito dessa poderosa ferramenta, listamos 5 dicas essenciais sobre como fazer e-mail marketing da forma correta. Conheça-as!

1. Escolha a imagem para o e-mail

computador-laptop

Usar imagens no e-mail marketing requer uma série de cuidados, já que a má utilização delas tende a ser classificada como SPAM e gera o bloqueio pelos servidores de e-mail. Para solucionar isso, é preciso evitar o envio de imagens sozinhas, o que pode ser feito utilizando-as como forma de ilustrar o conteúdo escrito que consta na mensagem.

Outras medidas recomendáveis são escolher imagens leves e rápidas de carregar, criar uma descrição para elas e inserir links que possam ser clicados.

2. Ajuste a aparência e a formatação do conteúdo

A aparência e a formatação do conteúdo são essenciais na busca por aprender como fazer e-mail marketing de forma a gerar resultados. Elas propiciam uma boa experiência de leitura aos usuários, elemento que ajuda na compreensão da mensagem enviada e também para aumentar o engajamento e a taxa de abertura.

Variar o formato de envio favorece a manutenção do interesse do público e o aumento da conversão. Newsletter, e-mails promocionais e criação de conteúdo para cada etapa do funil de vendas (nutrição de leads) são algumas formas de fazê-lo.

3. Aposte na segmentação do público

Antes mesmo de saber como fazer e-mail marketing, é preciso compreender quem é o público-alvo. Uma lista de e-mails menor e com pessoas que estejam dentro do perfil desejado trará mais resultados do que utilizar listas grandiosas e sem um processo de segmentação bem-feito.

Tendo isso em mente, não vale a pena cair na tentação de comprar listas de e-mails prontas por ter a impressão de que será um atalho para facilitar o processo. Essa é uma sensação falsa e que só vai gerar gasto de tempo e de dinheiro, além de prejudicar a imagem da sua empresa por não ser uma prática correta em termos éticos.

4. Tenha cuidado com elementos gramaticais e de linguagem

Ter cuidados com erros gramaticais e também com a linguagem utilizada é parte do sucesso em uma estratégia de e-mail marketing. O bom uso da nossa língua materna mostra que a sua empresa se preocupa com a qualidade das mensagens enviadas.

Já a escolha da linguagem correta facilita o relacionamento com o público, afinal, será feito uso de uma comunicação mais aproximada ao perfil dele.

5. Atente à frequência e ao momento certo de envio

e-mail-marketing

Esse é talvez um dos pontos cruciais na utilização do e-mail marketing. Saber a frequência e o momento certo ajuda a gerar o equilíbrio necessário no envio. Uma frequência muito alta vai gerar incômodo, enquanto uma ausência por longos períodos vai trazer uma “sensação de abandono”.

O ideal é mapear o envio mensalmente, escolhendo tanto a frequência (2 vezes por semana, por exemplo) como o momento certo para o envio. Nesse último aspecto, é preciso avaliar, por meio da taxa de abertura, os horários mais comuns que seus clientes leem as mensagens. Isso pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

O panorama apresentado ajuda a entender como fazer e-mail marketing e aproveitar os benefícios dessa estratégia.

E que tal se aprofundar no assunto e conhecer dicas infalíveis para vender mais na Internet? Basta conferir nosso post especial sobre o assunto. Boa leitura!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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