Na busca por realizarem mais vendas, muitas empresas pecam por não saberem como identificar o perfil do cliente. E pior do que isso: esse erro acontece pelo fato de negligenciarem algo básico dentro do planejamento, que é a definição de uma persona.

Persona

Podemos definir a elaboração de uma persona como a criação do perfil ideal de cliente, ou seja, aquele para o qual todas as ações devem ser direcionadas. Essa persona pode ser mais geral, trabalhando, assim, todos os propósitos da empresa, ou mais específica, como no caso do lançamento de um determinado produto.

E como, de fato, ela influencia em melhores resultados para o seu negócio? É o que você verá acompanhando as dicas abaixo.

Elaboração da persona ideal

Identificar o perfil do cliente e, assim, criar a persona ideal passa por dois processos de análise: o interno e o externo. O primeiro diz respeito ao estudo das metas e objetivos da empresa, a fim de identificar com quem ela quer se comunicar e fazer negócios.

O segundo está relacionado ao estudo do mercado em si para identificar fatores que influenciam nessa definição, tendo como viés principal o comportamento do consumidor.

É possível utilizar dados obtidos pela própria empresa para definir essa persona, como informações acerca de compras anteriores, e a utilização de métricas, como o ticket médio, para ajudar a mapear o perfil financeiro e de consumo desses clientes.

As redes sociais e demais canais de comunicação da empresa também são muito importantes para trazer dados, medir o engajamento e, com isso, fazer um mapeamento mais completo.

Importância de identificar o perfil do cliente

relatorio financeiro tablet

Identificar o perfil ideal de cliente é de suma importância para criar estratégias mais precisas. O marketing digital, hoje, exige um passo a passo sólido para gerar grandes resultados, sendo o primeiro a definição de uma persona.

Sem foco, não adianta ter um grande montante de dinheiro para investir em tráfego pago ou demais ferramentas porque isso representará uma grande perda de tempo e recursos pelo fato de as ações não chegarem a quem realmente se interessa pelos produtos e serviços que o seu negócio oferece.

Diante disso, vemos que saber como identificar o perfil do cliente não é meramente um fator burocrático ou um elemento teórico da estratégia, mas, sim, um ponto de partida para a obtenção dos resultados almejados. Negligenciar a importância dele coloca em risco a estratégia como um todo.

Geração de leads mais qualificados

No meio digital, a busca desenfreada por clientes deu lugar à busca por leads mais qualificados, ou seja, é melhor atrair menos pessoas desde que elas tenham realmente potencial para serem compradoras.

Os esforços, tanto de conhecimento como financeiros, são grandes para quem planeja ter uma presença online sólida. Por isso, não seguir esse tipo de direcionamento é desperdiçar grande parte da sua estratégia em práticas erradas.

A geração de leads mais qualificados é o que vai possibilitar a constância da chegada de novos clientes e, aperfeiçoando esse processo, inclusive o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) diminuirá.

Diante disso, fica fácil perceber o quão importante é saber como identificar o perfil do cliente e criar estratégias com base nesse fator. Com certeza, a obtenção da vantagem competitiva começa por aí, pois nem todos os seus concorrentes fazem isso. Caso façam, você já começa a competir em igualdade e pode se diferenciar deles com o andamento da estratégia.

E já que o assunto é marketing digital, que tal se aprofundar e entender de vez por que investir nele é vital para o seu negócio? Descubra no nosso post especial sobre o tema!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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