Como mensurar resultados com o marketing de influenciadores

Uma mulher influenciadora segurando seu smartphone tirando uma self.
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Os influenciadores digitais não são apenas personalidades que esbanjam carisma e chamam a atenção na internet. Com o tempo, também se transformaram em canais de marketing bastante eficazes para empresas de diversos segmentos.

Para que estratégias de marketing de influenciadores gerem os retornos que você está esperando, uma parte bem importante do processo consiste em mensurar resultados. Esse trabalho é decisivo para definir se você está no caminho certo ou não.

Apenas trazer influenciadores para associar um nome de peso à sua marca não é o bastante para ter sucesso. Portanto, reserve um tempo para voltar a sua atenção aos indicadores de performance.

Conheça, a seguir, o que você precisa fazer para mensurar resultados com o marketing de influenciadores.

Ilustração de um quadro mostrando um gráfico.

Monitore as métricas certas

Toda campanha de marketing precisa se iniciar com objetivos bem definidos e isso também se aplica a uma estratégia de influenciadores. Isso será decisivo para você poder acompanhar os indicadores que realmente são capazes de apontar o seu sucesso.

Por exemplo, se você quer direcionar mais clientes para determinada linha de produtos, então o número de vendas deles servirá como a principal métrica de performance da sua campanha. Sendo assim outra possibilidade é o reconhecimento de marca, que pode ser monitorado ao analisar métricas como base de audiência e citações nas redes sociais.

Compare seus indicadores

Um dos principais intuitos de trabalhar com o marketing de influenciadores é impulsionar os seus resultados a partir do endosso dessas personalidades. Então, faz sentido que parte do seu trabalho deva se dedicar a comparar a diferença que esse reforço fez. Para isso, leve em consideração os seus objetivos e em qual estado se encontravam as suas métricas. Em seguida, faça novos levantamentos para perceber a evolução que ocorreu após o início da campanha.

Encontre pontos fortes e fracos

Ao analisar os resultados da sua campanha de marketing de influenciadores, não deixe de buscar o que deu certo e o que deu errado. Entender esses diagnósticos é fundamental para que as suas próximas ações tenham resultados superiores. Essa é a hora de estabelecer conexões entre decisões e resultados. Tente enxergar quais escolhas da estratégia tiveram retornos positivos e compreender os motivos que levaram a isso.

Vista superior de uma mesa, mostrando com detalhes uma pessoa segurando uma planilha e inserindo dados no computador. Apenas a mãos da pessoas estão amostra.

Documente os seus resultados

Depois de terminar o seu levantamento de métricas de marketing de influenciadores, não se esqueça de uma etapa bem importante: a documentação desses números. Portanto é essencial que você possa consultá-los no futuro para planejar novas ações. Além de registrar os resultados obtidos com a ação, lembre-se de contextualizar cada uma delas. Você pode usar um documento de texto ou uma apresentação de slides, por exemplo. Esse conteúdo deve ser acessível para o seu time.

O marketing de influenciadores tem um grande potencial para empresas de diversos segmentos. No entanto, como qualquer outro canal, requer o uso adequado e uma apuração cuidadosa de resultados para se certificar de que os objetivos definidos foram alcançados. Portanto leve em consideração as dicas deste artigo e comece a monitorar suas campanhas.

Aprenda mais sobre estratégias capazes de alavancar os seus resultados. Veja aqui no blog o que é branded content e como usar esse recurso.

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