A mudança no perfil do consumidor acontece cada vez mais rápido. Por esse motivo, é natural que a tendência de marketing digital seja acompanhar a movimentação e se ajustar para atender da melhor forma possível às necessidades dos clientes.

Para aproveitar todos os recursos que ele oferece e alinhá-los às novidades que surgem a todo momento, é fundamental que a companhia esteja atenta ao que está acontecendo no mercado.

Montar uma estratégia mais assertiva passa obrigatoriamente por esse poder de observação e análise das melhores ferramentas. Quem negligencia esse ponto, certamente verá seus concorrentes dispararem na frente e correrá o risco de ver seu negócio estagnar.

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Por esse motivo, apresentamos, a seguir, quatro das maiores tendências de marketing digital para 2018 — assim, você possa utilizá-las com sucesso em sua organização. Confira!

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo em si não é uma novidade. O grande segredo é a consolidação desse recurso como um importante elemento para uma estratégia digital sólida.

A explicação para isso parte de uma demanda crescente por informações de qualidade e pela busca de fontes confiáveis e conteúdos mais maduros. As empresas que usam sua expertise para criar conteúdos dessa estirpe dão um passo largo para serem vistas como autoridades em sua área de atuação.

A criação de material mais interativo também é uma tendência forte, já que existe uma necessidade de se comunicar cada vez melhor com o público. Nesse sentido, além dos textos, os infográficos ganham destaque por sua capacidade de sintetizar o conteúdo em pouco espaço — assim, informações mais completas ocupam menos tempo do leitor.

2. Marketing de comunidade

Aproximar os clientes da companhia é fundamental para produzir resultados em alta escala. Nesse sentido, uma grande tendência de marketing digital para 2018 é o chamado marketing de comunidade.

Ele pode ser descrito basicamente como uma ferramenta capaz de medir o comportamento da comunidade de clientes e demais pessoas interessadas no seu negócio. O ideal para isso é oferecer um recurso que permita essa troca como um aplicativo, um software ou uma plataforma.

O marketing de comunidade é fundamental para garantir mais engajamento. Sob esse aspecto, ele trabalha de quatro maneiras:

  • engajamento entre consumidor e empresa;
  • engajamento entre consumidor e marca;
  • engajamento entre consumidor e produto;
  • engajamento entre consumidor e consumidor.

3. Vídeos para campanhas

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As campanhas precisam ser cada vez mais objetivas e transmitir a mensagem de forma rápida e completa, para facilitar as tomadas de decisão por parte do consumidor. Por esse motivo, os vídeos são uma excelente ferramenta, pois têm a capacidade de reunir bastante conteúdo em pouco tempo e criar um processo interativo mais poderoso.

Até mesmo as lives podem ser utilizadas para isso: um evento para lançamento de produtos ou serviços, por exemplo, pode ser transmitido pelas redes sociais. Essa foi uma tendência forte em 2017 e que tem tudo para vir com mais força ainda em 2018.

4. Sofisticação do remarketing

Você já deve ter visto e até se acostumado com ações de remarketing, já que há muitas empresas fazendo uso dessa estratégia. Como é uma ferramenta relativamente nova, mas que mesmo assim traz grandes resultados, a espera é que ela apareça de forma mais ampliada e sofisticada no próximo ano.

O que de início era acessível somente para empresas maiores, vai ficar disponível de forma mais fácil para pequenas e médias empresas, fazendo assim que o remarketing seja uma das principais tendências de marketing digital para 2018.

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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