Conheça agora as 4 ferramentas de palavra chave mais eficientes

Desenho de uma lanterna fazendo papel de uma lupa, em uma prancheta, está desenhado duas chave.
4 minutos para ler

Se você chegou até aqui, deve conhecer o potencial do bom uso de palavra chave para uma estratégia digital, correto? Portanto preparamos um breve resumo de várias ferramentas para recapitular lições importantes!

As palavra chave representam o principal instrumento de pesquisa dos usuários. Compostas por uma ou mais palavras, elas descrevem a dúvida dos indivíduos aos buscadores, sendo, portanto, um excelente instrumento para que eles encontrem a sua marca e entendam como ela pode ajudá-los a solucionar problemas. Se você escolher as palavra chave certas, o buscador exibirá a sua página quando o usuário utilizá-las para fazer a pesquisa.

Mas como encontrar as corretas e otimizar resultados? Uma ferramenta de palavra-chave, aliada aos conhecimentos de uma equipe especializada em marketing digital, pode ser a solução para esse caso. Entenda, a seguir, como trabalhar com esses recursos para alavancar seus resultados!

Como definir quais palavra chave usar no conteúdo?

Não basta escolher um bocado de palavra chave e inseri-las aleatoriamente em suas postagens. Afinal, da mesma forma que a internet amplia exponencialmente o alcance de sua marca. Ela também aumenta a sua margem de concorrência. É preciso, portanto, ter muita estratégia, entendendo quais são os termos utilizados por seu público em cada fase de compra. Veja, a seguir, o que as equipes especializadas em marketing digital levam em consideração nesse estudo.

Estudo da jornada de compra do cliente

Quem está no início da jornada de compra ainda tem dúvidas básicas sobre o universo do seu produto ou serviço. À medida que essa pessoa pesquisa mais sobre o assunto, ela se aproxima de dúvidas mais específicas e, até mesmo, pesquisa marcas para entender quais são os benefícios e as desvantagens de cada uma.

Entendimento das possibilidades do seu conteúdo

A escolha das palavra chave, portanto, está atrelada também ao conteúdo que se oferece. De que adianta aplicar os termos usados por seu potencial cliente se você não oferece um conteúdo que esclareça as dúvidas dele e faça-o enxergar valor na sua marca?

Alinhamento ao seu planejamento estratégico

Observar a jornada de compra do cliente fornece informações para que você entenda as necessidades dele, delimite seus objetivos estratégicos para cativar o público e como seus concorrentes respondem a essas necessidades. Cada uma dessas etapas nos ajuda na definição de palavra chave certeiras para o seu negócio e no entendimento das dores do cliente.

Quais são as ferramentas de palavra chave mais eficientes?

Baseando-se nas pesquisas do público, essas ferramentas ajudam a selecionar termos-chave adequados para a realidade do seu negócio e do seu público, amparando o planejamento estratégico da equipe de marketing digital dos conteúdos veiculados por sua marca. Acompanhe!

1. Google Keyword Planner

Gratuito, o planejador de palavra chave do Google não só ajuda na seleção das palavra chave, como também oferece uma série de informações para você escolher as ideais, tais como o volume de buscas.

2. SEMRush

O benefício do SEMRush é o estudo das tendências de palavra chave. Com recursos de análise do SEO e do conteúdo semântico de seu site e da página de concorrentes, portanto ele fornece insights para um planejamento estratégico efetivo. A plataforma dispõe de uma versão gratuita e de uma paga — essa última com recursos mais completos.

3. Keywordtool.io

Essa ferramenta analisa o recurso de autocompletar do Google e, a partir disso, oferece diversas variações. É especialmente útil para a seleção de palavra chave de cauda-longa, mais específicas. O Keyword Tool é gratuito.

Print da tela inicial do Ubersuggest

4. Ubersuggest

Com um funcionamento similar ao Keyword Planner, do Google, o Ubersuggest é gratuito e oferece palavra chave que não estão disponíveis na outra plataforma. Enfim, isso torna a sua pesquisa mais completa.

Estratégias digitais efetivas trabalham em duas vertentes: produzir conteúdos relevantes e fazer com que eles sejam encontrados pelas pessoas certas. Uma boa ferramenta de palavra-chave, aliada a uma equipe capacitada, é fundamental para a criação de conteúdos relevantes para o usuário e para a otimização SEO de seu site, assim como permitindo selecionar os termos que ele utiliza para fazer suas pesquisas. Bons profissionais trarão insights relevantes para a produção de peças que surpreendam seus clientes e criem uma experiência única.

E, por falar em equipe especializada, se você quer impulsionar seus resultados com uma estratégia digital robusta, enfim entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

Imagem: Teclado.

ebook sobre tendencias marketing digitalPowered by Rock Convert

Related Post

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-