Descubra 5 práticas valiosas para aumentar o tráfego do site

Mulher empresária com seu notebook tomando café em cima de uma mesa
7 minutos para ler

O processo de aumentar o tráfego do site pode gerar novas oportunidades.

Para o seu negócio ser bem-sucedido, é preciso que ele atraia um volume maior de pessoas, não é? Dentro de uma estratégia de marketing digital, isso não é diferente. O processo de aumentar o tráfego do site é um jeito de gerar novas oportunidades e de melhorar as possibilidades de vendas.

Além disso, é essencial pensar no tráfego orgânico. Ele é atraído de forma natural, ou seja, não exige o pagamento de links patrocinados. Trata-se de uma estratégia mais sustentável, com menos custos e grande eficiência.

Mas, afinal, como colocar tudo isso em prática? A seguir, veja 5 dicas essenciais!

1. Tenha um blog

O blog é uma das ferramentas mais interessantes para aumentar a atratividade do seu site. O recurso permite que a sua marca se transforme em uma autoridade sobre o assunto, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho.

Para se ter uma ideia, as empresas que publicam, ao menos, 16 posts por mês geram 450% a mais de leads que aquelas que só postam de 0 a 4. Em média, empreendimentos que usam esse elemento conseguem 67% a mais de leads por mês. A estratégia, portanto, oferece a oportunidade de obter um volume ampliado de vendas.

Isso se deve ao interesse que as pessoas têm em se informar previamente. No Brasil, 88% dos consumidores pesquisam antes de comprar. As buscas online acontecem entre 74% dos compradores, que buscam informações relevantes. Ter um blog, portanto, é a chance de se colocar nesse momento da jornada de compra. Assim, fica mais fácil obter novos negócios.

Além de aumentar o tráfego do site, ter um blog permite que a empresa tenha o próprio canal de comunicação online. O empreendimento já não depende de plataformas externas e pode desenhar a estratégia.

2. Crie conteúdos relevantes

Para alimentar o blog corretamente e conseguir os resultados desejados, é muito importante “rechear” o site do jeito certo. Em um momento com várias opções e facilidade de pesquisa, as pessoas querem aprender e ser ajudadas. Então, nada melhor do que recorrer à geração de um conteúdo de alta qualidade.

Em vez de transformar o blog em um megafone comercial, o ideal é pensar nas necessidades dos visitantes. Resista à tentação de apenas fazer ofertas ou de apontar as qualidades da empresa. No lugar, vale priorizar os conteúdos que ajudam os indivíduos na solução de seus problemas ou na satisfação de desejos.

Mas não pense que qualquer post já é suficiente para atrair a audiência! É preciso caprichar quando a intenção é prender a atenção das pessoas. Isso significa, por exemplo, aprofundar o tema e trazer informações novas e relevantes. Quanto mais original e interessante for o conteúdo, melhor.

No final, essa é uma ótima oportunidade de aumentar os resultados do negócio. O marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads que o Outbound e custa até 62% menos. Trata-se, portanto, de uma excelente iniciativa para ampliar o potencial da estratégia online.

Foto de uma tela mostrando em detalhe o ponteiro do mouse apontando para a palavra SEO
São mais de 200 fatores que influenciam no posicionamento nas buscas.

3. Invista em SEO

Tão importante quanto produzir bom conteúdo é garantir que ele seja encontrado. Em média, o Google recebe 70 mil pesquisas por segundo. Além disso, o buscador responde por 77% de todas as pesquisas feitas pelo desktop. Para fazer com que o seu blog se destaque, é possível utilizar o SEO.

Sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca, a estratégia reúne diversas técnicas. São mais de 200 fatores que influenciam no posicionamento nas buscas, então, é possível investir em várias alternativas.

É relevante selecionar as palavras-chave adequadas e trabalhá-las ao longo do tempo. Também é importante pensar na distribuição do conteúdo: frases e parágrafos curtos favorecem a leitura e melhoram os resultados.

Em relação ao comprimento, conteúdos bem posicionados têm de 1.140 a 1.285 palavras. Mesmo assim, apenas 18% dos posts das empresas têm mais de 750 palavras. Já o uso de imagens aumenta em até 94% o total de visualizações.

Até o cuidado com os títulos é importante. Em média, 36% das pessoas preferem chamadas com listas, enquanto as listagens ímpares têm desempenho até 20% maior. Uma das vantagens de recorrer a essa estratégia é, justamente, a possibilidade de trabalhar em vários pontos. Há muito o que otimizar e, assim, oportunidades reforçadas de melhorar o desempenho.

No final, os leads obtidos por SEO têm uma taxa de conversão de 14,6%. Em comparação, os de Outbound têm apenas 1,7%, o que demonstra a capacidade de aumentar o tráfego do site de forma qualificada.

4. Aposte nas redes sociais

As redes sociais são um grande fenômeno em todo o mundo. Afinal, dar aquela conferida no perfil ou nas mensagens já se tornou um hábito cada vez mais comum, certo? Para aproveitar tanto interesse das pessoas, é possível desenhar estratégias e melhorar o volume de visitantes no site.

Em 2017, as redes sociais geraram cerca de 25% de todo o tráfego dos sites. Isso significa que 1 em cada 4 visitantes chega ao endereço virtual por causa das redes. Então, é recomendado estabelecer estratégias.

Uma das formas de melhorar o resultado é por meio de um plano de divulgação. Promover o conteúdo do blog nas redes, por exemplo, ajuda a atrair o interesse das pessoas. Se os posts tiverem um caráter útil, o compartilhamento é favorecido.

Também é importante preencher os perfis. Hoje, muitas redes contam com botões de CTA, como “Ir para o site”. Ao incluir o endereço nessas áreas, a possibilidade de aumentar o tráfego se consolida.

5. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing continua mais vivo do que nunca! Até 2021, é esperado que o número de e-mails comerciais enviados e recebidos atinja o total de 319 bilhões.

Embora muita gente ache que essa é uma estratégia defasada, é uma excelente oportunidade de se comunicar com o público sem intermediários. Além de tudo, é um meio de ampliar o número de visitas ao endereço virtual.

Uma newsletter, por exemplo, permite enviar os melhores posts da semana ou do mês. Isso ajuda a aumentar o engajamento com as publicações, ao mesmo tempo em que fortalece o relacionamento.

Por meio da automação, é possível segmentar as mensagens de acordo com os interesses. Esse nível de personalização favorece a percepção dos usuários e aumenta as chances de receber os cliques.

Além de tudo, dá para acompanhar e mensurar todos os resultados. Você saberá, exatamente, quantas pessoas vieram do e-mail, quais foram os posts mais visitados e o que gera interesse. Isso otimiza a estratégia, inclusive, para a produção de novas postagens. Para completar, trata-se de um meio extra para garantir a propagação do endereço.

Aumentar o tráfego do site é mais fácil do que parece. Ao colocar essas estratégias em prática, é possível melhorar os resultados orgânicos e até ampliar as chances de obter novas vendas. Para fazer tudo do jeito certo, é importante ter uma agência de marketing especializada. Com os conhecimentos certos, a equipe levará o seu empreendimento a um novo nível.

Para conquistar todos esses efeitos, é preciso ter a parceria correta. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Imagens: empresária, SEO.

quero receber conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert

Related Post

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-