Já dizia Vinicius de Moraes que “beleza é fundamental”. Sem dúvida, quando a sua empresa resolve se colocar na web, você espera que o design do site seja bonito.

Nesse caso, para que gere os resultados esperados, além de belo, o seu site precisa ser funcional, com foco na usabilidade do usuário.

trabalho-macbook

Então, selecionamos para este post algumas dicas para que o seu site traga resultados positivos para a sua empresa. Quer saber mais? Continue a leitura!

Objetivos do site

O site será, provavelmente, o primeiro contato do seu potencial cliente com a sua empresa. Por isso, é importante proporcionar a ele uma boa experiência porque, caso contrário, ele pode nem continuar a primeira visita, quanto mais voltar a acessá-lo.

Então, se temos o objetivo de atrair clientes, devemos trabalhar para isso, com um design agradável e funcional. Depois, para reter o cliente e converter vendas, precisamos oferecer a ele um conteúdo relevante, apresentado de forma interessante.

A melhor forma de proporcionar tudo isso na experiência do usuário, além de uma estética agradável, é lançando mão de um design responsivo e, principalmente, da usabilidade. Veremos tudo isso mais adiante.

Usabilidade

A usabilidade pode ser entendida como a facilidade pela qual o usuário interage com determinada interface — no nosso caso específico, com o site da sua empresa.

Respeitados os seus requisitos, a usabilidade vai garantir que haja uma interação minimamente produtiva do visitante com o seu site, demandando esforço mínimo e oferecendo a ele uma boa experiência.

Esse conceito é tão difundido que existe uma norma técnica de requisitos de qualidade, a ISO 9241, que orienta, entre outros pontos, que um site deve apresentar o seguinte:

Simplicidade de aprendizado

O sistema requer pouco ou nenhum treinamento para ser usado. Assim, o seu site não deve precisar de orientação para uso, apresentando um design intuitivo.

Facilidade de memorização

O usuário acessou o seu site uma vez e, tempos depois, ao retornar a ele, deve ser capaz de utilizá-lo sem problemas.

Garantia de produtividade

Um site produtivo permite que o visitante faça rapidamente o que esperava fazer ali. Se o seu cliente queria adquirir um serviço no seu site, você deve garantir que ele faça isso com facilidade e rapidez.

Taxa de erros reduzida

O sistema não pode induzir o usuário ao erro e, caso ocorra algum equívoco, deve permitir a sua correção com facilidade.

Aumento da satisfação do usuário

O seu site precisa deixar o cliente confiante e seguro na sua utilização.

Em resumo, um site atende aos requisitos de usabilidade ao apresentar uma organização que facilite a experiência do usuário e um conteúdo que seja útil e traga com clareza o que a sua empresa pretende para os seus clientes.

Mobilidade

mobile-website

Não menos importante, ainda mais nos dias atuais, a mobilidade é outro requisito a ser cumprido para que o design do site gere mais resultados. Considerando que, em nosso país, quase 70% dos usuários de internet acessam a rede a partir de smartphones, é fundamental que o site da sua empresa seja responsivo.

Mas o que é isso? Site responsivo é aquele que adapta o seu conteúdo a qualquer tamanho de tela. Assim, se o cliente entrar em seu site pelo smartphone, terá assegurada a mesma experiência do acesso feito pelo computador, tendo a mobilidade garantida.

O design do site, muito mais do que beleza e identidade da marca, deve ser planejado para otimizar a experiência do usuário. Se a sua presença na web obedecer a esses requisitos mínimos, já é certo que a sua empresa está no caminho certo para o sucesso.

E então? O que achou destas dicas? Para ter acesso a mais informações úteis, siga o nosso perfil nas redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google+ e Pinterest — e confira os nossos posts sempre em primeira mão.

quero receber conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This