O uso de persona e público-alvo é decisivo para uma estratégia de marketing eficaz

Desde que o conceito de marketing existe, o objetivo sempre foi encontrar formas cada vez mais eficazes de alcançar as pessoas certas. Com o aprimoramento das estratégias modernas, chegamos a conceitos como persona e público-alvo.

Portanto, errar no alvo ao executar a sua estratégia de marketing pode ser altamente prejudicial para os seus resultados. Para evitar o desperdício de recursos, você precisa entender o perfil das pessoas que pretende atingir e usar a melhor comunicação para atingi-la.

É nesse contexto que entram os conceitos de persona e público-alvo. Ao realizar essa distinção, será possível refinar o alvo das suas ações e, assim, melhorar os seus resultados. No artigo a seguir, você conhecerá as principais particularidades de cada um e em quais momentos usá-los. Confira!

O que é público-alvo?

O termo público-alvo é usado para se referir a uma fatia da audiência que uma empresa ou iniciativa deseja impactar. Em geral, costuma ser abrangente, mas tendo características suficientemente distintas para orientar várias das etapas de planejamento e de execução de marketing.

Os tipos de informação que servem de alvo nesse caso podem variar, dependendo dos objetivos da ação. Portanto, pode-se destacar o sexo, a idade, a profissão e até algum dado do cotidiano. Veja, a seguir, alguns exemplos de público-alvo:

  • mulheres de 18 a 24 anos que estudam e trabalham;
  • executivos da região da Avenida Faria Lima;
  • meninos e meninas de 8 a 12 anos de idade que gostam de jogos eletrônicos.

O que é persona?

Uma persona é uma personificação de um público-alvo. É como se uma pessoa fosse retirada desse grupo e recebesse muito mais detalhes a respeito de seus traços de personalidade e demais características. Assim o uso de personas possibilita entender muito melhor as motivações e as necessidades do público que a marca pretende atingir. Essas são informações altamente valiosas para as estratégias de marketing.

Confira, abaixo, um exemplo de persona:

Roberta tem 24 anos e estuda Administração de Empresas. Paralelamente à faculdade, faz estágio em uma empresa de eventos. Com a rotina corrida, tem dificuldades para conciliar os estudos. Tem o objetivo de se organizar melhor, aprimorar os estudos e ser efetivada.

Ilustração de um funil de vendas.
É preciso entender a diferença entre persona e público-alvo.

Em quais momentos usar persona e público-alvo?

Ao comparar os exemplos de persona e público-alvo, as diferenças entre os conceitos ficam mais nítidas. Enquanto o público-alvo é mais geral e se refere a um grande grupo, a persona poderia ser uma pessoa de verdade, com características únicas e sentimentos. Cada possibilidade tem a sua vantagem, sendo que uma não se sobrepõe à outra.

Em suma, o público-alvo é necessário como ponto de partida para saber com qual audiência você está se comunicando. É um conjunto de informações decisivo para a elaboração das suas estratégias de vendas e de marketing.

Enquanto a persona é construída a partir do público-alvo e permite que você conheça a fundo o que seu cliente em potencial necessita. Isso é essencial para criar peças de marketing altamente específicas, que acertam bem nas dores e nos desejos da persona.

Portanto o uso de persona e público-alvo é decisivo para uma estratégia de marketing eficaz. Assim, levando em conta as particularidades de cada um, é possível direcionar as ações de marketing da sua empresa ao perfil certo, aumentando consideravelmente o seu potencial de sucesso. Aproveite essas ideias a seu favor e inicie a sua campanha!

Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus contatos também aproveitem essas informações!

quero receber conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Avatar
Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Deixe uma resposta

Share This