Entenda como fazer uma análise SWOT para o seu negócio

Mesa de escritório com vários objetos, documentos, gráficos e um notebook.
3 minutos para ler

Você, certamente, não duvida de que o autoconhecimento é fundamental para o sucesso. No entanto, sabia que isso também se aplica à sua empresa? O caminho para entendê-la de verdade é saber como fazer uma análise SWOT.

O conceito da análise SWOT gira em torno de usar uma matriz para identificar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir disso, torna-se possível enxergar os caminhos que as suas estratégias devem seguir para alcançar os resultados que você deseja.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é uma análise SWOT e como fazer a sua. Confira!

O que é uma análise SWOT?

A análise SWOT é uma forma de desenvolver o seu planejamento estratégico ao saber mais a respeito do cenário em que a sua empresa está inserida. Isso é determinante para você estabelecer metas, objetivos e ações e até rever o seu posicionamento.

A matriz SWOT se divide em quatro partes, que estão descritas a seguir.

Forças

Referem-se ao que torna a sua empresa melhor do que as concorrentes. Aquilo que ela faz bem e gera reconhecimento representa seu diferencial.

Por exemplo, uma escola particular pode ter como força o uso de uma metodologia de ensino que é referência em aprovações nos vestibulares.

Fraquezas

Esse ponto está relacionado a características que desfavorecem a sua empresa perante os concorrentes. São problemas que jogam contra o seu sucesso e podem prejudicar suas forças.

Ainda seguindo o exemplo anterior, uma das fraquezas da escola pode ser o nome ainda pouco reconhecido no mercado de pedagogia.

Oportunidades

São características do cenário da sua empresa que podem ser usadas para a vantagem dela, geralmente ligadas a algum fator externo.

Dando continuidade ao exemplo anterior, é o caso da escola em questão já estar com sua metodologia atualizada em relação a mudanças previstas pelo Ministério da Educação.

Ameaças

Esse ponto se refere a condições que podem criar uma situação desfavorável à sua empresa a partir de fatores externos.

Ainda falando da mesma escola, pense no caso de uma instituição de renome inaugurar uma franquia próxima a ela.

Conversa entre duas mulheres.

Como fazer uma análise SWOT?

A matriz SWOT foi criada para, principalmente, servir como um modelo de uso fácil a fim de enxergar a real situação da sua empresa e, assim, possibilitar a elaboração de uma estratégia eficaz.

Também é necessário entender as relações entre as partes da matriz SWOT:

  • Quais forças da sua empresa ativam quais oportunidades?
  • Quais forças da sua empresa neutralizam quais ameaças?
  • Quais fraquezas da sua empresa prejudicam quais oportunidades?
  • Quais fraquezas da sua empresa contribuem para quais ameaças?

A partir das respostas a essas perguntas, você poderá encontrar os caminhos mais vantajosos a seguir com a sua estratégia levando em conta as melhores oportunidades e a minimização do risco de ameaças.

Saber como fazer uma análise SWOT é fundamental para a sua empresa ser bem-sucedida, já que possibilita um conhecimento aprofundado a respeito da situação dela e de oportunidades vantajosas no mercado. Nunca deixe de ter um olhar estratégico voltado para a sua atuação, já que trabalhar ao acaso dificilmente traz bons resultados.

O nosso conteúdo foi útil? Conheça mais estratégias para alavancar o seu sucesso. Veja, aqui no blog, como encantar o seu cliente ao focar a customer experience.

Imagens: Desktop, conversa.

ebook sobre tendencias marketing digitalPowered by Rock Convert

Related Post

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-