página da web mostrando o tráfego orgânico

Se você tem se interessado em investir na internet para obter melhores resultados no alcance de sua marca e vendas da sua empresa, chegou a hora de entender o poder do tráfego orgânico em sites de busca.

Existem algumas técnicas e estratégias que, ao serem bem usadas, podem colocar seu site nas primeiras páginas do Google (sem que você tenha que pagar um centavo por isso).

Para conseguir essa proeza, é necessário entender antes algumas questões essenciais do marketing digital.

Vamos mostrar o passo a passo para o sucesso da sua empresa nos sites de busca, atraindo mais visitantes e consequentemente novos clientes. Confira a seguir!

computer

1. Entenda a importância do SEO no tráfego orgânico

A sigla SEO, definição em inglês para Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), representa uma série de técnicas usadas para melhorar o ranqueamento de um site, página ou blog em sites de busca.

É preciso dizer que o Google é a maior ferramenta de procura na internet hoje e boa parte dessas medidas são voltadas para se adequarem ao funcionamento desse gigante virtual.

O Google Bot, o robô do Google, que tudo salva e tudo lê, organiza e seleciona os sites mais confiáveis e de melhor conteúdo que irão aparecer nas primeiras páginas.

Vale lembrar que ele identifica apenas textos, por isso tudo no seu site deve conter descrições, inclusive as imagens.

O bom ranqueamento, ou seja, aparecer nas primeiras posições de uma busca, se reflete na visibilidade e lucratividade da empresa já que 90% dos usuários visitam apenas os sites que ocupam a primeira página do Google.

2. Aprenda a pensar como o usuário

O Google é um site totalmente focado na experiência do usuário e por isso mesmo busca entender suas intenções para atender suas necessidades da melhor forma possível.

Já se sabe que existem três formas principais de se realizar uma busca na internet e que elas são baseados em fatores psicológicos.

Geralmente, o usuário realiza a busca ou pesquisa das seguintes formas:

  1. Navegacional ou de atalho: ele já sabe o que quer achar só não se lembra o link ou prefere digitar o nome do site no mecanismo de busca.
  2. Informacional: o usuário busca informações independentemente de qual site seja. Ex.: como aumentar meu tráfego orgânico.
  3. Transacional: quando existe a intenção de compra ou contratação de um serviço. Ex.: contratar agência de marketing digital.

Sabendo disso, você precisa agora compreender como se posicionar estrategicamente para que seu site seja o primeiro ou esteja na primeira página, quando o usuário fizer a busca daquilo que necessita resolver.

3. Conheça os principais fatores de ranqueamento

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento para você otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Aqui vamos apenas citar os mais usuais para que você tenha uma noção da importância do tráfego orgânico para o site de sua empresa.

Alguns deles são:

  • Carregamento: se seu site é muito pesado e demora para carregar sera negativado pelo Google. Evite também pop-ups excessivos.
  • Palavras-chave: não deixe de destacá-las corretamente na descrição do seu site bem como nas páginas internas, imagens e postagens de blog.
  • Conteúdo: seu site deve entregar aquilo que promete, informações de qualidade e bem redigidas enriquecem a experiência do usuário.
  • Design responsivo: boa parte dos usuários usam a internet de seus celulares, sites mobile-friendly são valorizados pelo Google.

Em cada um desses tópicos, existe uma gama enorme de conhecimento a ser aplicado para que seu site seja bem ranqueado. Procure conhecê-los em detalhes para que possa escolher uma agência de que realmente lhe ajude a alcançar os resultados desejados.

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Comments (2)

  1. Muito bom este post, gostei muito de aprender um pouco mais sobre trafego organico.

    1. Oi Amanda. Legal, assine nossa lista para receber também em seu email. Abraços

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