Entenda o que é gamificação e quais são as suas vantagens para o marketing

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Os jogos têm muito a contribuir positivamente para a estratégia de marketing da sua empresa. Você sabe o que é gamificação?

Esse conceito significa usar elementos dos jogos para conquistar a atenção e o envolvimento do público. É algo que vai além de simplesmente produzir conteúdo promocional e inclui o desenvolvimento de mecânicas focadas em tarefas e recompensas que atraiam a motivação dos seus clientes em potencial.

Por exemplo, é o caso de criar uma plataforma que premia seu público com descontos a partir de diferentes “missões”, como recomendar um produto, fazer uma compra, assistir a vídeos promocionais, entre outras.

Quer saber mais? Então, conheça, a seguir, os principais benefícios de aplicar a gamificação na sua estratégia de marketing!

Engajamento

Com tanta concorrência pela atenção do público, é muito valioso contar com um recurso capaz de garantir o envolvimento dele com a sua marca. A conquista de engajamento está entre os principais benefícios da gamificação, já que as pessoas se sentem motivadas a interagir de forma contínua com a interface que você criou.

Afinal, os jogos se fundamentam exclusivamente em obter o engajamento dos jogadores. Nenhum deles tem sucesso se não consegue fazer, no mínimo, isso. Ao trazer a gamificação para a sua estratégia de marketing, você poderá tornar a sua marca muito mais atrativa da mesma forma.

Conhecimento do público

Além do engajamento, outro retorno bastante valioso da gamificação está em fornecer informações estratégicas sobre o perfil, os interesses e as motivações do seu público. Pense nisso: essas pessoas estarão em contato constante com a interface de jogo que você criou fornecendo dados importantes sobre suas preferências.

A partir dessas informações, você pode elaborar estratégias de marketing cada vez mais persuasivas e certeiras. Basta criar processos focados em captar esses dados, extrair diagnósticos precisos deles e utilizá-los a favor dos seus objetivos.

Resultados de vendas

Ao trazer mais pessoas para terem contato com a sua interface de gamificação, é possível direcionar mais público para o seu funil de vendas. Consequentemente, você pode alavancar os seus resultados de vendas.

Afinal, uma boa estratégia de gamificação é vinculada de forma bem próxima à jornada de compra do seu cliente e aos seus demais planos de vendas. É fundamental que tudo isso funcione em harmonia para gerar mais conversões.

Homem fazendo gesto feliz para seu publico.

Conhecimento de marca

Ganhar visibilidade deve sempre estar entre os seus objetivos, já que isso contribui para a sua relevância no mercado. A gamificação é uma arma bastante poderosa para ajudar nesse contexto, já que utiliza um formato inovador para atrair público e mantê-lo em constante exposição à sua marca.

Dependendo dos processos desenvolvidos para o seu jogo, é possível usar o poder do compartilhamento de conteúdo para levar a sua marca a quem é próximo dos jogadores. Isso possibilita a ampliação do seu alcance, consequentemente, trazendo mais audiência para as suas ações.

A inovação precisa sempre caminhar lado a lado com os seus esforços de marketing. Agora que você já sabe o que é gamificação e as suas vantagens, considere elaborar um planejamento focado nesse tipo de metodologia para alavancar os seus resultados de marketing.

O nosso post foi útil? Continue conferindo maneiras eficazes de alavancar seus resultados. Veja nosso artigo do blog sobre como fazer a qualificação de leads e aprimorar suas vendas.

Imagens: Controle, público.

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