Entenda o que é gamificação e quais são as suas vantagens para o marketing

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Os jogos têm muito a contribuir positivamente para a estratégia de marketing da sua empresa. Você sabe o que é gamificação?

Esse conceito significa usar elementos dos jogos para conquistar a atenção e o envolvimento do público. Portanto é algo que vai além de simplesmente produzir conteúdo promocional e inclui o desenvolvimento de mecânicas focadas em tarefas e recompensas que atraiam a motivação dos seus clientes em potencial.

Por exemplo, é o caso de criar uma plataforma que premia seu público com descontos a partir de diferentes “missões”. Como recomendar um produto, fazer uma compra, assistir a vídeos promocionais, entre outras.

Quer saber mais? Então, conheça, a seguir, os principais benefícios de aplicar a gamificação na sua estratégia de marketing!

Engajamento

Com tanta concorrência pela atenção do público, é muito valioso contar com um recurso capaz de garantir o envolvimento dele com a sua marca. A conquista de engajamento está entre os principais benefícios da gamificação. Já que as pessoas se sentem motivadas a interagir de forma contínua com a interface que você criou.

Afinal, os jogos se fundamentam exclusivamente em obter o engajamento dos jogadores. Nenhum deles tem sucesso se não consegue fazer, no mínimo, isso. Ao trazer a gamificação para a sua estratégia de marketing, você poderá tornar a sua marca muito mais atrativa da mesma forma.

Conhecimento do público

Além do engajamento, outro retorno bastante valioso da gamificação está em fornecer informações estratégicas sobre o perfil, os interesses e as motivações do seu público. Pense nisso: essas pessoas estarão em contato constante com a interface de jogo que você criou fornecendo dados importantes sobre suas preferências.

A partir dessas informações, você pode elaborar estratégias de marketing cada vez mais persuasivas e certeiras. Basta criar processos focados em captar esses dados, extrair diagnósticos precisos deles e utilizá-los a favor dos seus objetivos.

Resultados de vendas

Ao trazer mais pessoas para terem contato com a sua interface de gamificação, é possível direcionar mais público para o seu funil de vendas. Consequentemente, você pode alavancar os seus resultados de vendas.

Afinal, uma boa estratégia de gamificação é vinculada de forma bem próxima à jornada de compra do seu cliente e aos seus demais planos de vendas. É fundamental que tudo isso funcione em harmonia para gerar mais conversões.

Homem fazendo gesto feliz para seu publico, ele está explicando oque é gamificação.

Conhecimento de marca

Ganhar visibilidade deve sempre estar entre os seus objetivos, já que isso contribui para a sua relevância no mercado. A gamificação é uma arma bastante poderosa para ajudar nesse contexto. Já que utiliza um formato inovador para atrair público e mantê-lo em constante exposição à sua marca.

Dependendo dos processos desenvolvidos para o seu jogo, é possível usar o poder do compartilhamento de conteúdo para levar a sua marca a quem é próximo dos jogadores. Isso possibilita a ampliação do seu alcance, consequentemente, trazendo mais audiência para as suas ações.

A inovação precisa sempre caminhar lado a lado com os seus esforços de marketing. Então agora que você já sabe o que é gamificação e as suas vantagens, considere elaborar um planejamento focado nesse tipo de metodologia para alavancar os seus resultados de marketing.

Enfim, o nosso post foi útil? Continue conferindo maneiras eficazes de alavancar seus resultados. Então veja nosso artigo do blog sobre como fazer a qualificação de leads e aprimorar suas vendas.

Imagens: Controle, público.

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