Entenda o que é landing page e quando utilizar em sua empresa

Mulher usando um notebook.
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O meio digital nos oferece uma série de ferramentas bastante úteis para engajar a audiência em campanhas e ações especiais. Na busca por resultados cada vez mais superiores, é obrigatório escolher os recursos certos para cada objetivo. Você sabe o que é landing page e como ela se diferencia de um hotsite?

Essas duas soluções parecem semelhantes, mas têm utilidades bem diferentes. Aliás, somente podem trazer bons resultados se forem empregadas nos contextos mais apropriados.

Neste artigo, você entenderá o que diferencia uma landing page de um hotsite, além de entender as melhores situações para usar cada uma dessas possibilidades. Confira!

O que é landing page e hotsite?

É comum que surjam dúvidas a respeito da distinção entre landing page e hotsite. Apesar de ambos serem versões simplificadas de um site, as semelhanças terminam aí.

Enquanto a landing page é uma página focada estritamente em conversão, um hotsite costuma ter mais páginas e contar com mais links internos. Além disso, esse último geralmente é utilizado para reunir informações a respeito de alguma ação especial ou evento. Tendo uma data de validade para acabar.

Além disso, um hotsite não oferece as condições vantajosas de uma landing page para as suas conversões. Então, se esse é o seu objetivo, é necessário usar a ferramenta mais apropriada para isso.

Por que a landing page é importante para os seus resultados?

A principal característica de uma landing page é o seu foco único. Ela tem apenas um objetivo, que é a conversão, e toda a sua estrutura reflete isso. Ou seja, não apresenta links externos e nem internos — o conteúdo é focado na oferta e em convencer o visitante a obtê-la, e seu layout é significativamente simplificado.

Essas características fazem da landing page uma poderosa ferramenta de conversão, já que é capaz de captar os acessos de leads qualificados para direcioná-los às ofertas correspondentes a eles. Como é possível manter múltiplas landing pages em seu site, é uma ótima ideia criar uma para cada oferta da sua marca.

O uso da landing page também possibilita um acompanhamento mais detalhado dos seus resultados. Ao mensurar as suas métricas de conversão a partir das landing pages, você pode enxergar quais foram mais bem-sucedidas e as principais vias de entrada desses leads qualificados. Essas informações serão decisivas para fundamentar suas decisões futuras.

Quando usar um hotsite na estratégia da empresa?

Um hotsite costuma ser indicado para reunir informações relevantes de determinada campanha, ação, evento ou qualquer outro acontecimento especial.

Considere o exemplo de uma promoção de uma marca de refrigerantes. Um hotsite poderia ser utilizado para explicar as regras da campanha, mostrar fotos de demais participantes nas redes sociais e até contar com um formulário de cadastro para formalizar a participação do público.

Pense em como seria se você não usasse um hotsite — o jeito seria, então, modificar o seu próprio site, o que prejudicaria a sua construção de marca. Usar um hotsite é preferível por conta de sua natureza temporária. Quando a promoção terminar, não faz sentido mantê-lo.

Agora que você já sabe o que é landing page e como ela se diferencia de um hotsite, já pode começar a elaborar a sua estratégia tendo em vista as forças individuais desses recursos. Lembre-se da importância de empregar a ferramenta certa para cada demanda, o que é decisivo para os seus resultados.

Portanto restou alguma dúvida sobre o uso de landing page e hotsite? Então, deixe um comentário com a sua pergunta.

Imagens: Notebook, reunião.

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