A experiência do usuário no site é essencial para o sucesso da sua estratégia digital. Esse ativo ajuda a comprovar o valor que o seu negócio tem e faz com que os clientes enxerguem o real custo-benefício do que você oferece, inclusive em termos de jornada de compra.

Podemos definir o conceito como um conjunto de boas práticas focadas em proporcionar uma experiência de navegação melhor ao usuário. Também consiste em eliminar problemas que podem dificultar a vida dos visitantes da sua página.

Abaixo, você verá quais são essas práticas e problemas, para que consiga oferecer uma experiência de qualidade.

Boas práticas

Compatibilidade com mobile

Mais do que ter um site responsivo, ou seja, que se adapte à tela dos dispositivos móveis, é importante ter um design mobile friendly (amigável para mobile), pois isso permitirá alcançar um índice maior de modelos que serão compatíveis com o seu site.

Em resumo, como há diversos tipos de smartphones e afins, somente uma estratégia que abranja os principais padrões será capaz de atender a todos eles com o mesmo nível de excelência.

Layout intuitivo

A internet exige agilidade, e para tornar isso possível, o layout deve ser intuitivo. Uma prática como essa facilita que o usuário reconheça rapidamente o funcionamento do seu site e possa navegar com tranquilidade, favorecendo, assim, as chances de conversão.

CTAs convidativos

Os CTAs, sigla para Calls to Action (Chamadas para Ação), não são meros recursos textuais, e sim um elemento que contribui para gerar um engajamento maior. Será a qualidade dessas chamadas que vai ditar o sucesso de uma estratégia específica que pode ser realizar uma compra, cadastrar um e-mail, baixar um conteúdo, entre outros.

Problemas a serem evitados

Layout não responsivo

A ausência de um layout responsivo torna o seu site obsoleto e vai contra o crescimento do uso dos dispositivos móveis. Logo, a experiência gerada será ruim e ele será deixado de lado. Provavelmente, além de perder um potencial cliente, a sua empresa o verá migrar para a concorrência devido ao fato de ela oferecer uma melhor experiência de usuário no site.

Formulários longos

Ninguém gosta de preencher formulários, mas, como eles são necessários, é preciso utilizá-los com sabedoria. A melhor maneira de evitar problemas e descontentamentos do usuário é colocar à disposição formulários curtos e que peçam somente o necessário. Qualquer informação além disso deve ser pedida em outro momento.

Informações confusas

Um site é um veículo de comunicação, portanto, a sua mensagem deve ser clara. Informação confusas são o que de pior pode acontecer em termos de experiência de usuário no site, por fazerem com que ele não entenda o que seu negócio quer transmitir.

Na dúvida, ele vai abandonar o seu site ou então ter o trabalho (desnecessário) de entrar em contato para pedir maiores explicações. Como poucos fariam essa segunda ação, não é válido arriscar deixar informações confusas na sua página.

Falta de conhecimento técnico

A qualidade da experiência do usuário tem variáveis que mudam com o passar do tempo. Novas tendências surgem a todo momento, caem no gosto do público e precisam ser inseridas no seu site. Tanto esse acompanhamento como a inserção de novidades exigem conhecimento técnico.

Para adquiri-lo, é preciso tempo e investimento. Diante disso, uma excelente solução é buscar ajuda de uma agência especializada, afinal, ela tem um time completo e qualificado para elevar a performance da sua página.

Entender que a experiência do usuário no site é parte significativa dos seus resultados levará o seu negócio a pensar diferente e entender que esse investimento precisa ser feito, por trazer um ótimo custo-benefício.

É claro que outros conceitos, como preço e formas de pagamento, influenciam muito na tomada de decisão, mas nenhum deles terá mais importância do que a experiência proporcionada, já que ela pode justificar, inclusive, a cobrança de valores maiores.

Sabendo dessa importância, que tal contar com a nossa ajuda para melhorar a experiência do usuário no seu site? Entre em contato conosco, será um prazer contribuir!

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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