Já pensou em aparecer nos principais resultados de buscas de potenciais clientes na internet? Sem dúvidas, esse é um dos maiores desejos de qualquer empreendedor que queira aumentar a captação de público por meio do crescimento do marketing digital. Ciente disso, o maior e principal motor de buscas na internet desenvolveu o Google Meu Negócio.

A ideia da Google com essa ferramenta é basicamente aproximar as empresas — principalmente negócios locais e online — de quem demonstra interesse nos produtos ou serviços comercializados por elas. Dessa forma, o público tem acesso a informações rápidas e fáceis de qualquer lugar, enquanto as marcas ganham possíveis clientes, principalmente próximos à sua área de atuação.

Quer saber o que é, como funciona e quais os principais benefícios do Google Meu Negócio? Então este artigo é para você. Continue a leitura e confira!

O que é o Google Meu Negócio?

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Criado originalmente em inglês com o nome de Google My Business, essa ferramenta é, na verdade, um conjunto de funcionalidades que já existiam, embora em plataformas diferentes. Algumas delas, por exemplo, eram encontradas em páginas empresariais no Google+, enquanto outras estavam no extingo Google Places. Ao reunir todas elas com otimizações e em um só lugar, em 2014 nasceu o Google Meu Negócio.

De acordo com a própria Google, empresas validadas têm duas vezes mais chances de serem consideradas como “respeitáveis” por quem utiliza a plataforma. Isso pode ser explicado pela quantidade de dados fornecidos de forma instantânea e acessível por meio delas.

Como funciona essa ferramenta?

De uma forma simplificada, o que essa ferramenta faz é reunir o máximo de informações disponibilizadas por uma empresa, como endereço, horário de funcionamento, avaliações de clientes, imagens, dados de contato etc. Também é possível saber os horários de maior movimentação e ainda fazer um tour pelo espaço por meio do Google Street View.

Todas essas informações aparecem na própria página de resultados de pesquisa, em um feedback automático que surge do lado direito. O feedback contento dados de um negócio pode aparecer quando a pesquisa é feita exatamente pelo nome ou por empresas que compartilhem o mesmo setor e área de atuação.

Por exemplo: ao pesquisar pelo nome de uma academia de ginástica, um possível aluno pode, sem sair de casa ou da página de pesquisa, conhecer o espaço, saber exatamente onde fica, quais as avaliações de quem já é cliente, quais os melhores horários para visita ou ligar direto no local.

Quais as vantagens de usar o Google Meu Negócio?

São várias. Ampliando a sua presença virtual, uma empresa consegue aumentar o tráfego orgânico para o próprio site e também as possibilidades de ganhos, uma vez que eles passam a ultrapassar barreiras preexistentes. Conheça os principais benefícios.

Ser encontrado facilmente e na hora certa

O cliente que busca pelo nome ou pelo tipo do estabelecimento já está em um estágio avançado da jornada de compra. Isso quer dizer que ele já sabe qual a melhor forma de resolver o problema que tem. É nessa hora que ter a marca em destaque aumenta as chances de contatos, visitas e, claro, negócios fechados.

Aumentar o alcance

O Google Meu Negócio é focado principalmente na divulgação de empresas locais, o que permite que uma pessoa, mesmo sem nunca ter ouvido falar de uma marca, possa ser apresentada a ela pelo Google após uma pesquisa mais generalizada.

Interagir com possíveis clientes

Com a possibilidade de incluir telefone, e-mail, site e outras formas de contato direto, a chance de interagir com possíveis compradores é muito grande. Além disso, eles podem deixar comentários e avaliações.

Ter clientes satisfeitos como promotores da marca

A partir de avaliações e comentários positivos sobre uma empresa, possíveis clientes podem ter uma impressão positiva do negócio. Isso influencia, e muito, na tomada de decisão.

O Google Meu Negócio é uma poderosa ferramenta que pode aproximar a sua marca de possíveis clientes. Por meio do maior site de buscas do mundo, é possível promover serviços e produtos de forma gratuita, aumentando as vendas.

Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?

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Após essa exposição acerca das muitas vantagens do Google Meu Negócio, é hora de aprender como se cadastrar nessa plataforma. Para isso, criamos um passo a passo que mostra tudo o que você precisa saber para realizar o cadastro com êxito. Confira!

Acesse a plataforma

O primeiro passo é acessar a plataforma do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”

Preencha as informações necessárias

Para começar de fato o cadastro, é necessário preencher algumas informações importantes, como o endereço do seu negócio, dados de contato (telefone, site) e área de atuação.

Uma dica importante para empresas que atuam além da sua sede física (ou que não possuem uma) é deixar isso claro para os clientes, o que pode ser feito marcando “sim” na opção “Entrego produtos e presto serviços para os meus clientes no local deles”.

Após isso, é possível partir para a próxima etapa.

Confirme a autorização de gerenciamento

Depois de inserir as informações de contato, é preciso verificar se elas estão corretas. Caso esteja tudo certo, é necessário marcar a caixa de autorização para gerenciar a empresa.

Terminando essa ação, você será redirecionado para a página seguinte, na qual o Google sugere enviar um código de verificação para o endereço que você informou.

Confirme o endereço do negócio

O citado código é enviado pelos correios e leva até 15 dias úteis para chegar. Ele é necessário para editar informações e exibi-las nas buscas e nos mapas.

Essa confirmação é simples de ser feita, bastando clicar em “Confirmar agora” na parte superior da tela. A partir disso, o processo é intuitivo é basta seguir os passos solicitados.

Adicione novas informações

Por fim, é importante adicionar informações complementares que possam agregar na exposição do seu negócio. Algumas delas são fotos, horário de funcionamento e descrição da empresa.

Manter informações atualizadas.

Um passo importante para quem planeja tirar o máximo proveito dessa ferramenta, é manter as informações atualizadas. Telefone, endereço, site, e-mail e imagens. Tudo precisa ser atual, ampliando o panorama e facilitando a vida do cliente.

Qualquer processo de expansão, como a abertura de filiais, por exemplo, também deve ser informado. Infelizmente, não é raro ver empresas que esquecem de atualizar as suas informações, comprometendo assim o seu potencial de atrair clientes e até mesmo pecando no quesito profissionalismo. É necessário estar atento para evitar erros na sua estratégia.

Monitorar as ações dos usuários

Para entender melhor o funcionamento da plataforma e também para ver como os usuários estão interagindo com ela, é importante ter métricas de análise. A boa notícia é que isso pode ser feito pelo próprio painel de controle do Google Meu Negócio.

Alguns resultados que podem ser acompanhados são a média de classificação concedida pelo público, número de comentários, visualizações e cliques, seguidores, chamadas que foram feitas pelo número de telefone informado e até mesmo as rotas que foram traçadas pelo público para chegar ou simular uma ida até o seu estabelecimento

Essa ação de monitoramento ajuda a entender o comportamento do público e assim ter mais consistência na hora de atender às demandas dele.

Com essas dicas, você pôde conhecer como o Google para seu negócio é uma ferramenta benéfica e capaz de proporcionar grandes resultados.

Você já usa essa ferramenta? Qual experiência tem para nos contar sobre ela? Compartilhe a sua história deixando um comentário aqui embaixo. Ela é valiosa para nós!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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