A identidade visual é um fator muito importante para que uma marca seja identificada e também passe, com mais clareza, a mensagem desejada para o público. Porém, mesmo com toda essa importância que ela tem para atingir resultados positivos, muitas empresas acabam não fazendo um investimento adequado nesse sentido.

Portanto, encontramos identidades visuais mal desenvolvidas ou que não seguem um padrão em todas as mídias. Esse segundo ponto é bastante complicado, porque muitas dessas empresas enganam-se ao achar que plataformas diferentes necessitam de identidades visuais distintas.

Uma identidade visual, para ser marcante, deve ser vista muitas vezes, até mesmo para facilitar a percepção do cliente. Para ilustrar um pouco mais dos elementos que mostram a razão de se ter um padrão de identidade visual em todas as mídias, listamos alguns exemplos que deixam isso mais claro.

Fortalecer o poder da marca

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Uma marca só é forte quando é facilmente identificada como sinônimo de geração de valor. Quando veem o logotipo da Coca-Cola, por exemplo, muitas pessoas fazem uma ligação imediata com o prazer de ingerir a bebida. Quando se vê o logotipo da Ferrari, a tendência é estabelecer uma conexão com o conceito de luxo que os produtos da marca passam.

Um dos segredos que levaram essas marcas a terem as suas identidades visuais viralizadas foi a padronização, exposta por meio da repetição. Com a sequência, as pessoas passaram a identificar, em um piscar de olhos, os logotipos dessas marcas. Quer algo mais poderoso do que isso?

Aumentar a percepção de valor do cliente

Continuando o raciocínio anterior, a percepção de valor do cliente só é aumentada quando se gera uma experiência positiva. E se engana quem acha que a experiência só é gerada pela qualidade do produto ou pelo atendimento.

Uma identidade visual bem trabalhada e padronizada transmite credibilidade, profissionalismo e preocupação com o público, o que é essencial para gerar mais valor de mercado.

Melhorar o posicionamento da marca

O posicionamento da marca é melhorado justamente pela forma com que ela gera valor ao mercado. Conforme citado, uma identidade visual bem trabalhada mostra uma preocupação com o público.

Ao identificar isso, a tendência natural é que ele retribua valorizando essa marca. Ou seja, a identidade visual também pode ser usada para criar um processo de interação eficiente entre empresa e clientes.

Criar autoridade

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Gerar valor, aumentar a percepção do cliente, transmitir credibilidade e se mostrar mais profissional leva a um caminho único: criar autoridade. Hoje em dia, com tantos concorrentes no mesmo nicho, com um público exigente e que muda de gosto com rapidez, é essencial ser uma autoridade no assunto para se destacar e ter uma longevidade.

Se olharmos para o universo do empreendedorismo, veremos que todas as grandes corporações, bem como empresas de porte menor que são líderes de mercado valorizam muito a importância da identidade visual. Isso é tão notório que elas sabem até mesmo quando devem fazer uma renovação e se adequar ao que o mercado pede.

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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