Praticamente nenhum empresário tem dúvidas de que a divulgação é fundamental para expandir o seu negócio.

Hoje em dia, com o uso tão intenso da internet, a comunicação online se tornou um pré-requisito para as marcas.

Contudo, grande parte desse trabalho ainda é feito de maneira não planejada. À medida em que as necessidades surgem, as organizações procuram tomar ações pontuais.

Mas até que ponto isso traz bons resultados?

Nem sempre os gestores se dão conta, porém as empresas que têm sucesso em sua divulgação na internet possuem uma estratégia de Marketing Digital.

Ao traçar um plano claro e bem pensado, a companhia consegue comunicar os benefícios mais importantes da sua marca em todos os canais, além de impactar exatamente aquelas pessoas que são o seu público.

Quer entender a importância da estratégia de Marketing Digital para a sua empresa? Continue lendo!

O que é uma estratégia de Marketing Digital?

Para compreender exatamente o assunto deste artigo, o primeiro passo é relembrar o conceito de estratégia como um todo.

Uma estratégia nada mais é do que um plano para atingir um ou mais objetivos.

Já o Marketing Digital é o conjunto de atividades executadas online com o objetivo de desenvolver uma identidade de marca, construir relacionamentos e atrair novos negócios.

Portanto, quando falamos de uma estratégia de Marketing Digital, estamos nos referindo a um planejamento para alcançar metas como:

  • construir identidade e lembrança de marca;
  • fechar negócios com novos clientes; e
  • desenvolver relacionamentos.

Tudo isso será feito por meio da internet, seja utilizando blogs, site, landing pages, redes sociais, guest posts ou outros canais.

Qual é a importância da estratégia de Marketing Digital para as empresas?

Agora que já ficou claro o que é uma estratégia de Marketing Digital, é hora de ficar por dentro da sua importância para as empresas.

Veja os cinco principais motivos pelos quais toda organização pode adotar uma estratégia de Marketing Digital:

1. Mais resultados

O primeiro passo para alcançar resultados melhores é, sem dúvida nenhuma, saber onde a empresa quer chegar.

Como toda estratégia nasce de um planejamento, um dos pontos que fazem parte desse processo é estabelecer metas.

A partir delas a organização pode trabalhar de forma prática para conquistar aquilo que deseja. Tendo essa clareza, fica muito mais fácil e provável atingir os resultados desejados.

2. Melhores decisões

Com o planejamento e uma estratégia em mãos, os líderes do negócio passam a ter muito mais clareza para fazer escolhas inteligentes.

Como consequência, as decisões são mais assertivas.

Vale lembrar que parte do trabalho de planejamento envolve pesquisar e levantar dados. Com mais informações de qualidade disponíveis, serão menores as chances de errar ao decidir.

O rumo a ser tomado nos pontos fundamentais do negócio passa a ser evidente. Assim, também fica mais fácil direcionar verbas e esforços.

3. Economia de gastos

inbound marketing

Algo que os gestores podem perceber na prática é que a falta de clareza custa caro para as companhias.

Quando não há informações suficientes para tomar boas decisões, os negócios podem tomar o caminho errado, gerando uma série despesas desnecessárias.

Além disso, quando a empresa não tem uma estratégia de Marketing Digital, ela passa a testar ações aleatórias. Com isso, muita verba pode ser desperdiçada em publicidade mal direcionada.

Outro ponto que também influencia nos altos gastos é a falta de motivação. Quando os líderes do negócio não têm uma estratégia clara, fica muito mais difícil engajar a equipe. Isso culmina em falta de produtividade, tornando os processos mais lentos e aumentando os custos com mão de obra.

4. Maior motivação

Além de economizar custos, a motivação proporcionada por uma clareza estratégica pode levar a empresa para um novo patamar.

Quando uma equipe se mantém em sintonia, todos cumprem o seu papel de forma organizada e benéfica para o todo.

Por outro lado, quando faltam objetivos claros, os colaboradores ficam sem foco. Muitas vezes eles estão dispostos a dar o seu melhor, mas não sabem o que devem fazer — afinal, os gestores também não sabem.

Sendo assim, uma estratégia de Marketing Digital bem definida facilita muito o engajamento e o entrosamento dos times, proporcionando melhores respostas.

5. Mais tranquilidade

Conduzir qualquer setor de uma instituição sem ter uma estratégia clara é garantia de problemas.

Imagine se a sua empresa quisesse criar um novo produto, mas não soubesse quem é o público-alvo, quais as necessidades do mercado, não tivesse nenhuma ideia e nem plano de execução. Cá entre nós, esse seria o retrato do desastre, não é mesmo?

Agora responda: por que no Marketing Digital seria diferente?

Sem um planejamento, qualquer equipe fica perdida e estressada.

A pressão começa a tomar conta e surge a vontade de trabalhar mais para contornar os problemas, porém ninguém sabe por onde começar. Não é por acaso que uma boa estratégia — com início, meio e fim — poupa muita dor de cabeça!

Como traçar a sua estratégia de Marketing Digital?

Como comentamos anteriormente, o conceito de estratégia transmite a ideia de que é importante planejar em vez de simplesmente sair executando.

Por isso, é bom ter em mente que o sucesso de um plano vai além da preparação.

Nesse sentido, grande parte das empresas brasileiras estão começando a aderir e traçar estratégias de Marketing Digital. Para ter um parâmetro melhor, a pesquisa Content Trends aponta que 71% das empresas no Brasil adotam o Marketing de Conteúdo:

 

estratégia de marketing de conteúdo

Mesmo tendo um número muito grande de empresas investindo nessa estratégia, é importante ter em mente que é preciso acompanhar os resultados que aparecem à medida em que colocamos tudo em prática!

Unindo esses dois aspectos — planejamento e acompanhamento —, podemos perceber que uma estratégia bem-sucedida engloba os seguintes pontos:

Definição de objetivos claros

Uma estratégia de Marketing Digital começa na estratégia de marketing como um todo.

Para isso, a companhia deve passar por definições de objetivos “macro”, como expansão geográfica, entrada em novos mercados, aumento das vendas etc.

Ao alinhar o Marketing Digital com as metas mais altas da empresa, eles caminharão de mãos dados para que os resultados sejam concretizados.

Uma vez que a organização possui clareza sobre o que deseja alcançar como marca, aí sim é hora de entender como o meio online pode contribuir para isso. Quer um exemplo?

Se a instituição pretende entrar em um novo mercado, a estratégia de Marketing Digital pode prever como a marca será apresentada ao novo público. Algumas possíveis perguntas a serem respondidas são:

  • quem é o público desse mercado?;
  • quais canais digitais são utilizados por essas pessoas no dia a dia?;
  • qual é a linguagem e o tom de voz nesse tipo de mídia?;
  • como podemos nos posicionar e nos diferenciar da concorrência?.

São muitos objetivos possíveis e diversas maneiras de atingir cada um deles. Portanto, ao escolher metas claras fica muito mais fácil de enxergar o caminho a ser percorrido.

Dessa maneira, as intenções podem ser transformadas em ações práticas realmente efetivas.

Interação constante entre os colegas

Esse é um dos pontos mais importantes em qualquer estratégia de marketing e, ao mesmo tempo, um dos mais ignorados.

Não basta ter objetivos bem definidos e ações claras a serem executadas. É preciso que as pessoas responsáveis por executar essas tarefas estejam em comunicação interna constante.

Se não for assim, a estratégia vira algo engessado e contrário à colaboração — e não é isso que as empresas querem, certo?

Por isso, quando se trata de uma estratégia de Marketing Digital, é importante dar atenção redobrada à interação entre os colaboradores.

Afinal, para que um plano seja transformado em realidade, muitas atividades precisarão ser feitas. Haverá inúmeros processos, erros, ajustes, acertos. Em meio a isso tudo, diversas pessoas estarão envolvidas.

Portanto, para que todos façam o seu melhor constantemente, os colegas devem colaborar uns com os outros, trocando informações e aprendizados.

Respeito às boas práticas do setor

Cada indústria ou área de atuação possui suas boas práticas, isto é, as principais diretrizes que devem ser seguidas para que os resultados apareçam.

No Marketing Digital, graças a transformação digital, o cenário muda muito rápido. Com isso, a principal dica é se manter em atualização.

Assuntos como SEO e design gráfico devem ser estudados constantemente. Vale a pena investir em cursos de especialização e na leituras blogs relevantes, por exemplo.

Além do mais, uma ideia interessante é aprender com cases de marketing de diferentes empresas, procurando compreender como essas marcas geraram seus resultados.

Essas atualizações ajudarão você a rever sua estratégia de Marketing Digital de tempos em tempos, fazendo as adaptações necessárias para que ela continue relevante.

 

Mensuração e análise de resultados

medicao-resultados

Ao traçar uma estratégia, você não vai querer conhecer os resultados só daqui a vários meses ou anos, certo?

Sempre que existe um objetivo, esse alvo pode ser quebrado em etapas para que a empresa compreenda se está caminhando na direção certa.

Digamos que a sua meta seja chegar a 1.200 leads gerados por ano (ou 100 por mês) com o blog corporativo. Nesse caso, vale a pena mensurar quantos prospects são convertidos mensalmente para saber se você está se aproximando da marca.

Ao medir os números e analisar as parciais obtidas, sempre existe a possibilidade de mudar alguns pontos para aprimorar o trabalho que está sendo desenvolvido.

Afinal de contas, a única forma de saber se uma estratégia está funcionando é acompanhar os resultados (antes mesmo de chegar ao final do período estipulado).

Na linguagem do Marketing Digital, normalmente nos referimos a esses números como métricas e KPIs.

Uma métrica é qualquer variável que possa ser medida. Já os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance) são aquelas métricas mais importantes que realmente fazem diferença para o futuro empresarial.

Quais aspectos são essenciais em qualquer estratégia de Marketing Digital?

Cada organização tem seu próprio plano de negócios e, com isso, a estratégia de Marketing Digital também é única e customizada.

Entretanto, existem aspectos que devem estar presentes no trabalho de comunicação online de qualquer marca que realmente queira se destacar nesse ponto.

A seguir listamos esses principais pontos e explicamos cada um deles:

 

Site responsivo

dispositivo móvel

Foto rawpixel.com

Atualmente as pessoas acessam a internet por meio de diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks.

Com isso, é fundamental que o design do site da sua empresa seja responsivo. Ou seja, que ele tenha a capacidade de se adaptar a todos os tipos de telas.

Inclusive, entre as estratégias de SEO mais usadas pelas empresas, a responsividade das páginas aparece como o terceiro ponto mais importante.

Experiência do usuário

De nada adianta investir horrores em publicidade ou na sua estratégia de Marketing de Conteúdo se a usabilidade do seu site não for boa.

De alguns anos para cá, a experiência do usuário está entre os fatores mais importantes para definir se alguém irá comprar de você ou procurará a concorrência.

Além de uma boa navegabilidade nas páginas, outros pontos a serem considerados são:

  • o atendimento ao consumidor;
  • a percepção que as pessoas têm da marca;
  • a qualidade dos serviços e produtos;
  • a experiência com entregas; e
  • o pós-venda.

Identidade de marca

O fato de utilizar vários canais de comunicação na web não significa que a sua marca deve perder a identidade.

Algumas empresas pecam nesse sentido, utilizando linguagens, cores e promessas e imagens totalmente diferentes de uma mídia para a outra.

Uma boa estratégia de marketing prevê um padrão que será adotado toda vez que a marca se dirigir aos consumidores. Esse padrão deve incluir tom de voz, slogan, logo, cores, benefícios a serem destacados etc.

A partir daí, use o padrão em todos os canais nos quais a marca aparecer, fazendo leves adaptações de acordo com o contexto.

Persona

A persona é uma representação do cliente ideal de uma marca.

Ela é fundamental para que a estratégia de marketing digital funcione, pois todas as ações devem ser guiadas pelo perfil do consumidor.

É a partir da persona que uma empresa decide em quais canais irá trabalhar, qual linguagem será utilizada, quais conteúdos serão criados e assim por diante.

Em outras palavras, investir energia aqui nunca é demais.

Certifique-se de que você conduza uma boa pesquisa e que o seu cliente ideal esteja o mais próximo possível da realidade. Isso facilitará bastante a criação e execução do planejamento.

Veja o infográfico e entenda a diferença entre persona e público-alvo:

persona e público alvo

 

Ferramentas digitais

Da mesma forma que um marceneiro precisa de itens como um serrote, uma equipe de marketing também deve ter ferramentas adequadas, principalmente para ajudar no trabalho de automação de marketing.

Um exemplo é que 79,1% das empresas fazem uso de sistemas que ajudam em análises completas de SEO, segundo a SEO Trends 2017.

A obtenção desses recursos — seja por meio de compra ou inscrição gratuita — tem que estar prevista na sua estratégia de marketing digital.

Felizmente, hoje em dia há inúmeras alternativas que facilitam a vida dos profissionais da área. Estamos falando desde plataformas para gerenciar o envio de e-mails até sites e softwares para criar imagens.

​Por fim, é hora de pegar as informações que você viu aqui e elaborar a sua própria estratégia de Marketing Digital. Uma vez tendo um planejamento claro, sua empresa terá muito mais facilidade de gerar resultados concretos com ações online.

Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo sobre o assunto? Confira nosso blog  completo sobre Marketing para você implementar na sua empresa!

 

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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