LinkedIn para empresas: veja por que você não pode ficar de fora dessa

Uma mão segurando um smartphone.
4 minutos para ler

Quando as pessoas mencionam “LinkedIn”, o que vem à sua cabeça? Currículos? Conteúdos profissionais e engessados? Se você respondeu sim às duas últimas questões, é hora de repensar suas concepções sobre essa rede social. Hoje, ela é uma plataforma repleta de potencial para profissionais que desejam expor ideias, se aproximar de seus públicos-alvo, fazer negócios e reconhecer tendências.

Conheça as potencialidades do LinkedIn para empresas e comece já a estruturar a sua estratégia para a rede!

Como funciona o LinkedIn e qual é a sua importância?

Hoje, o LinkedIn já tem 29 milhões de usuários no Brasil e 500 milhões pelo mundo. Ele não se limita a uma rede social de currículos. Sendo assim o LinkedIn conecta perfis profissionais com a exposição de qualificações e experiências, permite a criação de páginas corporativas (company pages), cria ambientes de aprendizado e expõe a cultura corporativa das empresas.

Assim, as corporações tornam-se, mais e mais, organismos abertos, fazendo com que elas estejam mais aptas a ouvir e aprender. Felizmente, a plataforma reúne mecanismos de sobra para isso.

Por outro lado diferentemente de redes sociais como o Facebook e o Instagram, que comportam diferentes abordagens, o LinkedIn exige que se mantenha uma postura profissional, o que requer preparo. Lá, os usuários não podem se contentar em divulgar vagas ou compartilhar conteúdos aleatórios, que pouco dialogam com seus planejamentos estratégicos. Entenda com o que preparamos a seguir.

Homem sentado em um sofá segurando o ícone do Linkedin.

Quais são as vantagens de usar o LinkedIn para empresas?

Os benefícios são diversos para as empresas que apostarem em estratégia e coerência com os valores da marca!

Fortalecimento de marca

Tratando sobre assuntos profissionais e fortalecendo a cultura corporativa, as empresas fortalecem a própria marca. Portanto ao criar conteúdos para a rede, lembre-se de reforçar os benefícios de trabalhar em sua companhia.

Ponto de encontro de parceiros de negócios, clientes e fornecedores

O LinkedIn reúne recursos úteis para construir uma boa rede de contatos. Com uma busca simples, você acessar especialistas, potenciais clientes e prestadores de serviços.

Recrutamento e seleção

Com milhões de profissionais cadastrados e em busca de oportunidades, o LinkedIn é um excelente recurso para encontrar colaboradores qualificados em diversas áreas e níveis de carreira.

Entrega de conteúdo qualificado

Pessoas que seguem as company pages estão interessadas no universo de negócio da empresa. Sendo assim, com um conteúdo bem elaborado para o seu público-alvo, você fortalece a sua rede de contatos, a autoridade de sua marca e de seus profissionais.

Uma reunião comandada por uma mulher nela estão falando sobre o LinkedIn para empresas.

Estratégias para o LinkedIn: como começar a usá-lo?

O LinkedIn aumenta a visibilidade da marca e a cultura da empresa entre profissionais do mercado, colaboradores e clientes. Portanto, para se dar bem na rede e conquistar seguidores, é preciso adotar uma estratégia bem diferente da que já é implantada em outras redes, dado que o LinkedIn é voltado aos interesses do mercado.

Alinhe-se ao seu planejamento estratégico

Pelo caráter profissional da rede, muitos ainda têm dúvidas sobre o que compartilhar. Portanto, se esse é o seu caso, procure pensar nos conteúdos que se alinham ao planejamento estratégico da sua marca e à divulgação de seus valores e feitos. Alguns exemplos:

  • ações realizadas;
  • depoimentos de colaboradores e clientes;
  • marcos da empresa;
  • webinars;
  • artigos que digam respeito à área de atuação da companhia, entre outros.

Textos e notícias que se relacionam ao mercado também ajudam a reforçar a autoridade da marca em seu segmento.

Utilize as atualizações patrocinadas

Assim como no Facebook Ads, você também pode pagar para ampliar o alcance dos seus posts com a ajuda das Atualizações Patrocinadas. Lembre-se de segmentar o seu público-alvo!

Mantenha a frequência e a qualidade do conteúdo

Não basta criar um perfil para a sua empresa. É preciso alimentá-lo periodicamente com artigos, imagens, vídeos e outros materiais de qualidade, oferecendo relevância para seus seguidores. Lembre-se de que cada postagem é um reforço de marca e, por isso, é fundamental que as peças gráficas sigam a proposta visual de sua companhia.

Enfim, o LinkedIn para empresas ajuda a fortalecer a rede de contatos das companhias, a criar uma cultura de aprendizado, a mantê-las atualizadas sobre as tendências e a fortalecer a marca por meio de conteúdos qualificados e relevantes.

Já que mencionamos tendências, que tal acompanhar as 6 que têm chamado maior atenção do mercado de marketing digital?

Imagens: Sofá, gráfico.

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