O marketing de conteúdo para advogados é uma grande ferramenta dentro do meio digital para divulgar os trabalhos e prospectar clientes. Muito disso se relaciona ao fato de que a busca por informações é grande nessa área por parte do público e, em diversas ocasiões, o que foi publicado em determinados veículos está com uma linguagem mais técnica, o que dificulta a absorção do conteúdo.

Por isso, utilizar o conhecimento jurídico para trazer informações relevantes para as pessoas com uma linguagem mais didática é uma excelente porta de entrada para que elas conheçam o trabalho do seu escritório, vejam-no como uma autoridade na área e, naturalmente, interessem-se pelos serviços oferecidos.

Criar uma estratégia de conteúdo para advogados exige algumas medidas, incluindo, aqui, o cumprimento de normas legais definidas pela OAB. Pronto para descobrir como tudo isso funciona? Então, continue a leitura!

Como criar uma estratégia de conteúdo?

Criar uma estratégia sólida de marketing de conteúdo demanda a realização de alguns passos simples, mas que não podem ser deixados de lado, pois são partes integrantes do processo e muito eficazes. Veja abaixo.

Criação da persona

Saber para quem se deseja falar é o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para advogados. Se considerarmos um escritório de advocacia, veremos que ele tem uma área de atuação bem definida. A partir dessa área de atuação, já é possível ter uma noção do tipo de perfil desejado.

Depois dessa definição, é necessário ver onde o público-alvo se encontra normalmente para criar ações que possam atrai-lo. Junto a isso, vem a escolha do tipo de linguagem que será utilizada. É importante mencionar que esse estudo sobre o comportamento do consumidor precisa ser contínuo porque isso permite criar conteúdos cada vez mais alinhados com o interesse do público.

Definição de metas e objetivos

Definir as metas e objetivos ajuda a criar uma estratégia altamente direcionada. Que tipo de mensagem você pretende levar para o seu público? Quais objetivos planeja alcançar com uma estratégia de marketing de conteúdo para advogados?

Responder a essas perguntas é importante para definir as metas a serem alcançadas. Depois disso, é necessário utilizar as métricas de marketing digital para verificar se essas metas estão sendo cumpridas e também para obter um direcionamento para buscar as melhorias necessárias na estratégia.

Busca por ajuda especializada

Ter conhecimento sobre o assunto jurídico pode não ser o suficiente para conseguir sucesso em uma estratégia de marketing de conteúdo para advogados. Por isso, é sempre recomendado contar com ajuda especializada de uma agência de marketing digital.

Dessa maneira, os conhecimentos se agregam e essa soma trará as condições necessárias para obter os resultados almejados.

Quais as normas da OAB?

O marketing de conteúdo faz parte do marketing jurídico, o qual é regulado pela OAB a fim de garantir a manutenção da ética e evitar a publicidade negativa da profissão.

Vamos considerar um exemplo simples para explicar a aplicação dessas regras dentro do marketing de conteúdo. Para isso, imagine que um escritório utiliza um blog para publicar os seus conteúdos. Ao fazer um link do material para os seus serviços, o que é permitido constar?

As informações permitidas são:

  • nome do profissional;
  • número da inscrição na OAB;
  • titulação acadêmica;
  • instituições jurídicas da qual faz parte;
  • endereço de e-mail e telefone;
  • logotipo do escritório;
  • horário de funcionamento do escritório.

As modificações recentes no Código de Ética e Disciplina da OAB servem com um endosso do marketing de conteúdo, pois dizem que o marketing jurídico deve primar pelo caráter informativo visando, especialmente, a contribuir para a difusão do conhecimento jurídico de forma popular.

Para quem planeja iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para advogados, o passo a passo aqui apresentado é um excelente direcionamento, lembrando sempre a importância de contar com ajuda especializada para facilitar o alcance de melhores resultados para o seu escritório.

E falando em melhores resultados, buscar conhecimento é fundamental para obtê-los. Para facilitar essa missão, criamos uma newsletter para você receber dicas incríveis sobre marketing digital diretamente no seu e-mail. Aproveite a oportunidade e assine (é gratuito)!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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