Marketing de produto: saiba o que é e como fazer

Conversa entre três pessoas, ambas estão apontando para algo em um tablet, estão felizes.
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Graças às novas tecnologias e às mudanças no comportamento dos consumidores, o marketing evoluiu e ganhou uma série de vertentes, como o marketing de conteúdo e o de influência. Portanto entre esses segmentos, está o marketing de produto, que passa por todo o ciclo de uma solução para criar demandas e impulsionar ações dos consumidores.

Quer entender como funciona esse segmento do marketing e como ele pode beneficiar as soluções de sua empresa? Então confira o que preparamos a seguir!

Mesa cheia de gráficos e documentos, nela está ocupada com três pessoas, duas estão dando um aperto de mão.

O que é marketing de produto?

O marketing de produto pode ser entendido como toda estratégia centrada nas tarefas de encontrar, atrair e converter clientes para um certo tipo de produto. Ele não se concentra somente na etapa de aquisição de novos clientes ou na geração de valor, como o “marketing tradicional”.

O marketing de produto vai além, pois perpassa todo o ciclo de um produto, indo desde a criação de novas demandas, passando pelo desenvolvimento da solução e indo até o impulsionamento de ações entre os consumidores por meio de medidas de divulgação.

Trazendo estratégias mais efetivas para o entendimento do cliente e do mercado, o marketing de produto nos ajuda a compreender:

  • se uma solução está bem-posicionada em relação às demandas do mercado;
  • a relação entre o produto e as necessidades do público-alvo;
  • a relevância do produto diante das tendências de mercado;
  • o preparo das equipes de marketing e vendas para apresentar o produto e atrair clientes.

Como você pode perceber, ele tem uma atuação ampla, e, portanto, mobiliza muitos profissionais. Por isso, é tão importante certificar-se de que, internamente, a solução e as necessidades do público-alvo são compreendidas.

Quais são os estágios do marketing de produto?

Como dissemos antes, o marketing de produto perpassa todo o ciclo de vida da solução. Para isso, ele se divide em uma série de etapas:

  • entendimento de cliente;
  • definição de posicionamento;
  • divulgação interna;
  • criação de um plano de lançamento;
  • criação de um conteúdo de lançamento;
  • preparação da equipe;
  • lançamento;
  • acompanhamento e análise de resultados.

Como fazer marketing de produto e conquistar mais clientes?

O marketing de produto não tem uma fórmula pronta. Algumas práticas, contudo, podem nortear uma boa estratégia.

Defina o seu público-alvo

A primeira etapa para elaborar uma estratégia de marketing de produto é entender para quem ele se destina. Você pode criar uma persona para facilitar o entendimento de todas as equipes envolvidas no projeto. Elabore uma visão completa do potencial cliente da empresa, de modo que todos compreendam o perfil do consumidor.

Entenda o que diferencia seu produto

O que torna o seu produto tão importante? Destaque os diferenciais de seu item e certifique-se de que os consumidores compreenderão esses benefícios.

Lampada ligada, em volta várias ideias desenhadas.

Estabeleça uma estratégia de divulgação

O marketing de produto pode utilizar uma série de estratégias para divulgar o produto. Redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios, hotsites e eventos são apenas algumas das muitas opções. O importante é que as plataformas escolhidas comuniquem-se com os clientes. Por isso, ao traçar o perfil do seu consumidor, procure entender também quais são as mídias mais consumidas por ele.

Estruture o seu atendimento

Tanto no pré-lançamento quanto no lançamento do produto, sua equipe de atendimento precisa estar preparada para atender às dúvidas e às solicitações dos clientes. Portanto certifique-se de que seus atendentes têm as informações necessárias para transmitir a mensagem correta sobre a solução.

Ouça o cliente

Portanto, você somente terá noção sobre a eficácia de sua estratégia e sobre a qualidade de seu produto ao escutar o cliente. Então faça pesquisas de público e permita que seus consumidores se sintam à vontade para opinar em seus pontos de venda.

No marketing de produto, as equipes partem do conhecimento das demandas de mercado e do perfil do consumidor para traçar a melhor estratégia de divulgação para ele. Portanto, nem sempre ele é utilizado no lançamento de um novo produto. O importante é que as equipes envolvidas tenham um entendimento holístico sobre o papel dessa solução no mercado e elaborem estratégias eficazes para comunicar os diferenciais do produto às pessoas certas.

Enfim, se você gostou de nossas dicas e quer ter acesso a ferramentas para uma boa estratégia de marketing de produto, conheça as soluções da Linkwell. Oferecemos sites, serviços de marketing digital e muito mais! Entre em contato e conheça.

Imagens: Gráficos, estratégia.

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