Está precisando impulsionar seus negócios de maneira eficaz? Para isso, é essencial implementar uma estratégia de marketing digital para escritórios de advocacia.

Se você acha que, nesse meio, é difícil obter resultados com o marketing, precisa rever os seus conceitos. O marketing digital é capaz de levar qualquer tipo de negócio para o público certo e isso também se aplica a um escritório de advocacia.

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Existem diversas formas de aproveitar as possibilidades do meio digital para fortalecer sua empresa. Por exemplo, é possível publicar conteúdo especializado, enviar e-mail marketing para segmentos específicos, fidelizar clientes com ofertas exclusivas, entre outros.

Veja os 5 principais benefícios de implementar o marketing digital para escritórios de advocacia:

1. Geração de mais negócios

O grande trunfo do marketing digital está em direcionar os serviços certos para quem tem potencial para tornar-se cliente. Ou seja, uma estratégia para o seu escritório de advocacia não desperdiçará esforços e vai entregar os resultados que você precisa.

Isso é possível graças a toda a tecnologia envolvida. Você pode saber exatamente o perfil de quem está sendo impactado pela sua campanha, algo impensável de se fazer no meio offline.

2. Vantagem competitiva

Cada vez mais, seus clientes têm opções diferentes para escolher. Isso faz com que você precise encontrar maneiras de se destacar em um meio competitivo. Uma forma de fazer isso é adotar táticas de marketing digital para escritórios de advocacia.

Além disso, seus concorrentes provavelmente já utilizam essas técnicas, então apresse-se para alcançá-los.

3. Fidelização de clientes

Além de ser capaz de atrair novos clientes, o marketing digital também consegue fidelizar aqueles que já fizeram negócio com o seu escritório de advocacia.

Para isso, basta planejar e executar estratégias focadas em impactar esses clientes, com ofertas direcionadas e um conteúdo de interesse deles, usando os canais digitais. É possível fazer isso por meio de e-mail ou até com posts patrocinados nas redes sociais.

4. Fortalecimento da marca

Como qualquer outro tipo de empresa, um escritório de advocacia precisa contar com uma marca forte para se destacar em seu respectivo mercado. Sem isso, fica difícil se diferenciar dos concorrentes e chamar a atenção do público.

Um dos benefícios do marketing digital para escritórios de advocacia consiste em diversos meios para fortalecer a imagem da marca e solidificá-la como uma autoridade. Através da publicação de um conteúdo relevante, é possível transformar o nome do escritório em uma referência da área.

5. Menos restrições

O marketing jurídico tem diversas restrições impostas pela OAB que os profissionais devem sempre seguir. Entre elas, estão a proibição de anunciar na TV e no rádio, algo que causa influência na visibilidade. Felizmente, o marketing digital surge como uma alternativa não restrita e altamente eficaz.

Ainda assim, é bom ficar por dentro de outras regras que têm impacto no meio digital. Por exemplo, é proibido divulgar preços e oferecer consultas grátis pela internet.

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6. Redução de custos com publicidade off-line

É uma prática comum dos escritórios de advocacia a utilização da publicidade off-line. Com a migração do público para o meio digital, incluindo, aqui, o processo de pesquisa por profissionais que possam atender demandas jurídicas, investir em marketing digital é uma forma de reduzir os custos com o marketing tradicional e criar ações mais adequadas.

O marketing digital para escritórios de advocacia é uma solução mais barata, com alcance mais amplo e capaz de trazer mais clientes, sendo, assim, uma ferramenta com excelente custo-benefício.

7. Melhor compreensão do público-alvo

Entender quem é o seu público-alvo é fundamental para obter mais resultados. Aqui, podemos analisar duas variáveis importantes sob esse prisma.

A primeira delas diz respeito à necessidade de segmentação existente em qualquer nicho que utiliza o marketing digital, o que não é diferente na área jurídica. Conhecer quem são os seus potenciais clientes, onde localizá-los e qual é a melhor forma de comunicação são fatores imprescindíveis para criar uma estratégia de sucesso.

Além disso, o próprio Direito se subdivide em várias áreas, o que traz ainda mais relevância para o processo de segmentação. Ações direcionadas para o público do Direito Previdenciário serão diferentes daquelas destinadas ao público que procura profissionais do Direito Internacional, por exemplo.

Pontos como esses fazem toda a diferença na elaboração de conteúdos relevantes e na criação de campanhas com um direcionamento mais preciso.

8. Criação de autoridade no assunto

Ser visto como uma autoridade no assunto é muito importante para um escritório de advocacia. Essa realidade trará notoriedade, respeito e mais clientes. Como a competitividade é grande, é preciso encontrar maneiras de criar essa autoridade junto ao público.

O marketing digital possibilita isso, especialmente por meio do marketing de conteúdo, o qual tem como missão educar o público e disseminar informações do interesse dele e que ajudem a compreender melhor o seu trabalho.

A transferência de conhecimento é essencial dentro de um processo de conversão, afinal, existe uma tendência forte de contratar os serviços de quem demonstrou entender bastante sobre o assunto. Em um mundo tão complexo como a área jurídica, esse fator ganha ainda mais relevância, pois uma escolha errada pode levar por água abaixo as chances de vitória do cliente.

9. Aproximação com o público

A relação entre cliente e profissionais da área jurídica sempre foi permeada por um certo formalismo, o que é algo natural e compreensível. Porém, de certa maneira, isso pode comprometer a aproximação com o público, quesito fundamental para fortalecer relacionamentos e fidelizar clientes.

O marketing digital traz ferramentas que permitem que essa aproximação aconteça. As redes sociais são um ótimo exemplo disso, já que são plataformas que permitem que haja uma grande interação, o que favorece o processo comunicativo e ajuda, até mesmo, a ser mais informal quando necessário.

Blogs, vídeos, newsletters e e-mail marketing são outros exemplos de ações que facilitam essa interação e ajudam a atrair a atenção do público.

Compreender como utilizar o marketing digital para escritórios de advocacia fará toda a diferença nos seus resultados. Além de aplicar as dicas apresentadas, é sempre recomendável contar com ajuda especializada para colher o máximo de resultados com esse recurso.

E falando em dicas, que tal acompanhar as nossas postagens e aprender mais sobre marketing digital? É simples! Basta seguir as nossas redes sociais: FacebookTwitter LinkedIn.

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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