Marketing local: quais os ganhos para a sua empresa?

Ilustração de alguns objetos relacionados a busca com destaque a uma lupa
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O marketing local tem a capacidade de oferecer respostas imediatas.

O marketing local é um conjunto de ações elaboradas com o propósito de divulgar produtos ou serviços dentro de um perímetro delimitado geograficamente. Esse perímetro pode ser um bairro, uma cidade, uma região, entre outros.

Montar uma estratégia de marketing local se mostra bem adequado para pequenas empresas. Este formato pode atrair clientes que estão perto de onde o negócio se localiza. Ou seja, clientes que podem se tornar consumidores frequentes.

Para aproveitar todo o poder do marketing local, é preciso investir corretamente em algumas ações. Listamos abaixo quais são elas. Prossiga a leitura e descubra!

Invista em segmentação

Mais do que buscar atrair pessoas que estão próximas, é necessário saber quais delas têm, de fato, potencial para se tornarem clientes.

Muitas empresas têm medo de definir um público-alvo tão segmentado em um universo mais reduzido, mas investir em segmentação é necessário para qualificar o processo de divulgação.

O sucesso de uma estratégia não está na quantidade de pessoas atingidas pela sua publicidade, e sim no número de conversões geradas a partir disso. Portanto, investir em quem tem mais condições de comprar é crucial para ter sucesso em qualquer tipo de divulgação, inclusive no marketing local.

Ilustração de vários objetos relacionados ao marketing digital.
O sucesso de uma estratégia pelo número de conversões geradas.

Priorize clientes

Ampliando o conceito apresentado anteriormente, após identificar o perfil ideal de cliente, é válido priorizar aqueles que são mais fiéis.

Dessa maneira, é possível incluir, em sua campanha de marketing local, uma pequena estratégia de divulgação direcionada para essa base específica de clientes.

Dentre as ações presentes nessa estratégia, estão: oferta de descontos e benefícios, promoções especiais, informações sobre a chegada de novos produtos e condições de pagamento diferenciadas.

É claro que todas elas precisam ser bem estudadas e definidas conforme os seus interesses e possibilidades, tornando, assim, o uso do marketing local ainda mais consistente.

Use ferramentas de marketing digital

As formas de fazer marketing local são várias e vão desde ferramentas offline, como mídia impressa e telefonemas, até o uso de ferramentas de marketing digital. Essa última opção, inclusive, precisa estar presente na estratégia por facilitar o alcance de resultados e ampliar a divulgação.

Nas redes sociais, por exemplo, é possível encontrar muitas pessoas que se encaixam no perfil de cliente ideal, residem próximo e ainda não conhecem o seu negócio.

O mesmo vale para uma estratégia de tráfego orgânico e também pago, visto serem o Google e outros buscadores as fontes mais utilizadas para pesquisar negócios em uma determinada região.

Ilustração de um quadro mostrando um gráfico.
As formas de fazer marketing local são várias e vão desde mídia impressa até telefonemas.

Principais vantagens do marketing local

As vantagens do marketing local são muitas, por isso listamos abaixo as mais importantes. Confira!

Personalização

Criar uma estratégia digital mais personalizada é ter em mãos um recurso diferenciado para obter resultados melhores. A personalização e o marketing local andam juntos, pois a segmentação e a capacidade de oferecer soluções específicas são elementos necessários para ter sucesso na venda de produtos e serviços em uma determinada região.

Inclusive, oferecer soluções únicas é a principal vantagem competitiva para vencer a concorrência. Está que em muitos casos, está na porta ao lado. Usar o marketing local é uma maneira de fazer com que as pessoas saibam dessa capacidade. E optem por procurar a sua empresa em vez de outra.

Pessoa em uma feira ao ar libre comprando uma maça de um vendedor. Na foto aparece apenas as mãos dos dois
A proximidade facilita grande parte das tarefas diárias.

Proximidade

A proximidade facilita grande parte das tarefas diárias e, em termos de compras, isso não é diferente. Diante disso, é altamente recomendado ter uma estratégia focada em atrair pessoas de regiões próximas. O que se torna possível com o investimento em marketing local.

Respostas imediatas

Ao saberem que determinado local próximo oferece a solução buscada, os clientes tendem a ir rapidamente a ele. Ampliando, assim, as chances de fechar negócio. Assim, não é exagero dizer que o marketing local é uma das formas de divulgação com maior capacidade de respostas imediatas.

Diante do panorama exposto, o marketing local se mostra uma ferramenta completa para impulsionar o seu negócio.

Ele é bastante indicado para empresas que planejam aumentar suas conversões. E fidelizar o público sem ter que investir um grande montante.

E você, o que acha do marketing local? Já utiliza na sua empresa? Deixe o seu comentário, a sua opinião é muito valiosa para todos nós!

Imagens: Lupa, maçã.

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