Segundo o estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 9 em cada 10 brasileiros com acesso à internet têm o hábito de pesquisar na rede antes de realizar uma compra.

Com essa tendência, a boa colocação dos sites nos resultados em mecanismos de busca, como o Google, tornou-se fundamental para as empresas. E é aí que entra a importância do SEO. Mas, afinal, o que é SEO?

O termo é a abreviação de Search Engine Optimization e, basicamente, é um conjunto de técnicas para melhorar o ranqueamento de um site no tráfego orgânico nos mecanismos de busca.

Foto de uma tela mostrando em detalhe o ponteiro do mouse apontando para a palavra SEO
SEO (Search Engine Optimisation) ou otimização para motores de pesquisa 

Além disso, o SEO ajuda, também, no fortalecimento da presença on-line da marca, gerando mais reconhecimento, confiança e vendas.

A seguir separamos quatro dicas rápidas de práticas de SEO que vão ajudar a melhorar os resultados da sua empresa. Confira!

1. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Quando um usuário realiza uma pesquisa no Google, por exemplo, aparecem os resultados de acordo com as palavras-chave do que ele digitou, certo?

Desse modo, dá para entender por que as palavras-chave influenciam diretamente no ranqueamento nos mecanismos de busca.

Isso quer dizer que, quanto mais assertiva for a escolha das palavras-chave, mais chances haverá de ter uma boa colocação no Google e, consequentemente, mais cliques para o seu site. Algumas dicas na hora de escolhê-las:

  • conheça bem o seu público para entender o que ele pesquisaria;
  • procure termos relacionados ao seu mercado de atuação;
  • use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Trends;
  • analise a concorrência. Por exemplo: “doces em BH” tem ranking de uso bem mais elevado do que termos mais específicos, como “doces casamento BH”.

2. Crie conteúdo relevante e de qualidade

Depois que você entendeu o que é SEO, o próximo passo é entender qual a principal razão dessa prática. Nesse sentido, o maior objetivo do SEO é levar ao usuário os melhores resultados com conteúdos de qualidade. Para isso, um dos algoritmos levados em consideração pelo Google é o conteúdo.

Logo, a relevância das informações, a facilidade da leitura e a coerência do conteúdo em relação ao que o usuário pesquisou são muito importantes. Confira algumas orientações:

  • produza conteúdos voltados para dificuldades, desafios e necessidades do usuário;
  • use vários formatos, como vídeos, imagens, textos, infográficos;
  • publique conteúdos originais;
  • insira links dentro do seu texto para outras páginas do seu site que falem mais sobre algum assunto citado;
  • faça testes e mensure os resultados para avaliar quais conteúdos mais interessam ao seu público.

3. Invista na experiência do usuário

Outra questão bastante relevante para o Google é a experiência que o usuário tem ao clicar no resultado de busca e ser redirecionado para um site.

Dessa forma, cada vez mais os sites que oferecem boa navegação para o visitante têm sido favorecidos e tido melhores posições nos resultados de busca.

Alguns pontos que consistem em uma boa experiência do usuário:

  • design bonito, intuitivo e de fácil navegação;
  • carregamento rápido das páginas;
  • layout responsivo, ou seja, adaptado para navegação em dispositivos móveis, como tablets e smartphones;
  • links que funcionam corretamente.

4. Contrate uma agência especializada em marketing digital

É natural que você tenha dificuldades em fazer um bom trabalho de SEO para o seu site se não tiver muito conhecimento no assunto. Afinal, é um processo competitivo, que demanda tempo, conhecimento e está sempre mudando.

Nesse caso, uma boa dica é avaliar a contratação de uma agência especializada em marketing digital. Assim, você terá à disposição profissionais com expertise no assunto, atendimento personalizado e ferramentas que aceleram a conquista dos resultados.

Mulher em frente ao notebook acessando a Google
Você pesquisa antes de fazer uma compra?

Conheça os tipos de SEO

Para quem planeja se aprofundar no assunto SEO, é essencial saber que ele pode ser classificado de duas formas: White Hat SEO e Black Hat SEO.

Antes de detalhar cada um deles, é importante frisar que SEO e penalizações do Google andam próximos. Quem tentar burlar as regras com o objetivo de alcançar posições melhores corre o grande risco de ser penalizado.

White Hat SEO

Nesse cenário, o White Hat SEO cumpre as diretrizes dos buscadores para, dessa maneira, conseguir melhorar o seu ranqueamento. Ele utiliza alguns recursos que já citamos, como a produção de conteúdo relevante e outros, como o uso de links coerentes com o assunto, evitando, assim, usar backlinks para tentar burlar alguma regra.

Sabendo que o conteúdo de qualidade é a base do SEO, investir nessa ferramenta é se adequar ao que o buscador mais valoriza. Mesmo que esse ranqueamento muitas vezes demore um pouco para acontecer, há baixo risco de ser penalizado.

Uma penalização pode ser muito ruim para a sua empresa, já que isso tende a colocar em risco a estratégia como um todo, jogando por água abaixo todo um trabalho feito em prol de um destaque maior nos mecanismos de busca.

Black Hat SEO

O Black Hat SEO consiste em técnicas consideradas antiéticas ou abusivas, as quais visam identificar brechas do algoritmo do Google. Exagerar em técnicas de White Hat SEO também é uma forma de Black Hat, pois se usa da validade delas para fazer uso em massa e, assim, violar as regras.

Algumas técnicas comuns de Black Hat SEO são palavras-chave escondidas, textos escondidos, spam nos comentários de sites relevantes, links camuflados e troca e compra de links.

Ter esse conhecimento é fundamental para evitar realizar alguma técnica de Black Hat e, assim, contar com mais segurança na hora de trabalhar o SEO na sua estratégia de marketing digital.

Veja algumas dicas complementares

Algumas dicas complementares importantes para usar o SEO a favor da sua empresa são:

Atualização de conteúdo

Um dos pontos valorizados pelo algoritmo do Google é a atualização do conteúdo. Há conteúdos que são relevantes a longo prazo, porém, como há sempre atualizações no nicho em que eles se encaixam (marketing digital, por exemplo), é importante levar isso ao usuário.

Outra dica bacana nesse sentido é a exclusão de conteúdos que levam o seu site para baixo, ou seja, que têm pouca relevância e acabam sendo um contrapeso ao material mais elaborado que a sua empresa produziu.

Uso de URLs amigáveis

AS URLs podem ser consideradas como um endereço da página na rede. Sendo assim, investir em URLs amigáveis facilita a leitura, a memorização e a experiência geral do usuário.

Uma dica legal é usar URLs atemporais, as quais permitem mudança no conteúdo sem alteração do endereço. Evitar URLs longas, com muitos caracteres e hashtags, também é uma forma de atuar de forma amigável.

Bons títulos

Os títulos e as descrições têm um papel importante na hora de chamar a atenção dos usuários, o que influencia de forma clara no número de cliques gerados, fator que, por sua vez, impacta o SEO.

Mobile-friendly

Sabendo que grande parte dos acessos são feitos via dispositivos móveis, é natural que uma boa estratégia de SEO trabalhe em prol de uma boa experiência para esses usuários.

Ter um site mobile-friendly é a melhor forma de fazer isso. O próprio Google já alertou que vai priorizar as páginas que proporcionam essa facilidade de navegação.

Com essas dicas, você já sabe o que é SEO e o que isso pode fazer pela sua empresa. Para ter acesso a outros conteúdos como este e recebê-los diretamente no seu e-mail, basta assinar a nossa newsletter.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Comments (2)

  1. Avatar

    Muito importante SEO e Marketing este artigo. Recomendo

    1. Avatar

      Olá, ficamos felizes que tenha gostado.

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