Você ainda tem dúvidas sobre investir em Marketing Digital? Trata-se de uma das tendências mais consolidadas da atualidade, com cada vez mais empresas aderindo a essa nova maneira de pensar e executar suas estratégias. A internet e a evolução tecnológica trouxeram uma série de possibilidades altamente atraentes para as marcas que você precisa aproveitar.

Não se trata de algo muito novo que está sendo adotado aos poucos pelo mercado. Cada vez mais empresas de todos os setores já contam com estratégias de Marketing Digital e sabem como aproveitar os benefícios desse meio para aumentar a própria visibilidade e atingirem novos patamares de relevância.

Marketing Digital

Veja a seguir os principais motivos para investir em Marketing Digital no seu negócio:

O consumidor mudou

Investir em Marketing Digital se tornou uma necessidade para o mercado devido às transformações ocorridas no comportamento do cliente nos últimos anos. As pessoas cada vez menos se convencem por mensagens publicitárias tradicionais, sendo necessário adotar meios cada vez mais estratégicos para convencê-las a adquirir seus produtos.

É possível contar com uma série de canais diferentes

Um dos principais benefícios de investir em Marketing Digital é que ele não traz um único canal de comunicação para a sua marca, e sim vários. Você pode adotar meios como blog, redes sociais, e-mail, mídia paga, entre outros. É a combinação desses canais juntamente a uma estratégia vencedora que vai determinar o seu sucesso nessa área.

Investir em Marketing Digital gera resultados precisos

Ao iniciar uma campanha de marketing tradicional, você dificilmente tem acesso a dados exatos de quantas pessoas foram impactadas por determinado anúncio ou compraram seu produto a partir dele.

Ao investir em Marketing Digital, essa possibilidade é real: graças à tecnologia envolvida no processo, você acompanha todos os seus resultados durante a campanha. Não são estimativas: os números concretos ficam ao seu alcance.

Tem-se mais eficiência para alcançar o cliente em potencial

Com o Marketing Digital, você se torna capaz de criar anúncios voltados para grupos específicos de pessoas. É um meio que, como dissemos, facilita a interligação de diversos canais diferentes para impactar sua audiência, alcançando a pessoa certa.

Por ele permitir o acompanhamento em tempo real dos seus resultados, também é permitido corrigir a rota durante a campanha, ampliando as possibilidades de resultado e aumentando a conversão.

Marketing Digital

O seu concorrente já faz isso

Se o seu negócio deseja permanecer relevante em sua área de atuação, é necessário adotar uma atitude competitiva. Isso significa olhar para o que os seus concorrentes estão fazendo e implementar os esforços adequados para alcançá-los e, eventualmente, superá-los.

Investir em Marketing Digital não é mais nenhuma novidade. Então, se você ainda tem dúvidas sobre abraçar essa ideia, há grandes chances de o resto do seu mercado estar mais desenvolvido que você.

Já deu para perceber como investir em Marketing Digital é algo essencial, não é? Trata-se de uma ideia que deixou de ser opcional para se tornar obrigatória para a maioria dos tipos de empresas.

Todos os mercados podem se beneficiar das possibilidades trazidas pela internet, basta implementar os esforços estratégicos adequados e se manter em plena evolução a partir da análise de resultados.

É importante investir tempo, e não só dinheiro

Na hora de entender por que se deve investir em marketing digital, é importante classificar esses investimentos em dois grupos: financeiro e de tempo. Os dois precisam trabalhar de forma conjunta para que haja grandes resultados.

Muitas empresas cometem o erro de apenas investir dinheiro, achando que somente o tráfego pago vai gerar uma explosão de resultados. Não existe estratégia que não demande tempo para ser desenvolvida e, posteriormente, melhorada.

Por esses motivos, é preciso adotar a postura do buscador, ou seja, estar sempre à procura de novas soluções, pois muitas delas podem apresentar o diferencial competitivo tão procurado.

É possível mensurar tudo

No marketing digital, não há resultado que não possa ser mensurado. Existem diversas métricas que permitem monitorar tudo o que está sendo feito e quais resultados estão sendo gerados.

Com todo esse potencial de análise, não é preciso nem dizer que esse ponto precisa ser valorizado e explorado de forma ampla por quem deseja criar uma presença online sólida.

A necessidade de melhoria é constante

Como vimos, as métricas ajudam a mensurar os resultados. E nesses apontamentos, são identificadas as melhorias que precisam ser feitas. A ciência de que toda estratégia digital exige uma continuidade e a consequente implementação de melhorias é algo que precisa estar presente na mentalidade de quem busca, no marketing digital, uma maneira de expandir os negócios.

Os motivos para essas adaptações acontecerem são vários, como mudanças no comportamento do consumidor, surgimento de novas tendências, baixa nos resultados, ações dos concorrentes, entre outros.

O marketing digital aumenta o poder de segmentação

A segmentação ajuda a trazer um direcionamento melhor para o seu negócio. Ao ter um caminho definido para seguir, fica mais fácil atingir as metas desejadas.

O marketing digital tem um poder de segmentação muito maior do que outras formas de marketing, especialmente pela sua capacidade de estudar o comportamento dos potenciais clientes e, assim, criar, com mais propriedade, uma persona ideal.

A importância da ajuda de um especialista

Contar com a ajuda de um especialista é uma das melhores maneiras de aproveitar os benefícios trazidos pelo marketing de digital. A escolha das ferramentas a serem utilizadas é um ponto que ajuda a justificar essa necessidade.

Quando feitas sem o olhar de um especialista, muitas estratégias pecam por utilizar ferramentas sem muito critério, principalmente se baseando na utilização delas pela empresa X ou Y.

É complicado afirmar que existe uma ferramenta melhor do que a outra. O adequado é dizer que há ferramentas que proporcionam melhores resultados em determinados contextos, enquanto, em outros, acabam tendo um desempenho pior.

A forma com que essas ferramentas são utilizadas também influencia de maneira significativa os resultados obtidos. Para escolher os melhores recursos, bem como garantir a exploração do máximo potencial deles, é indicado ter o auxílio de uma agência de marketing digital.

Testar o que funciona e o que não funciona demanda tempo e dinheiro. Os profissionais da agência, devido a sua experiência, conseguem encontrar mais facilmente os melhores caminhos a serem seguidos.

Portanto, não é justo dizer que contar com esse tipo de ajuda é um gasto, mas sim um investimento capaz de maximizar os seus resultados e, com isso, apresentar uma excelente relação custo-benefício.

Agora que você já sabe por que investir em marketing digital, confira este post e descubra como uma estratégia bem definida vai ajudar a sua empresa a vender mais!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Comments (2)

  1. Excelente texto! Estou investindo bastante no aprendizado de marketing digital para colocar em prática no meu site que criei e otimizei seguindo o seu tutorial. Obrigado!

    1. Oi Cris, show! Essa é a idéia. Parabéns e qualquer dúvida estamos à disposição. Abs

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