A identidade visual de uma empresa é um dos pilares principais para que ela se torne uma marca inesquecível.

Escritórios de advocacia, consultórios médicos e corretoras são exemplos de empresas que lidam com um mercado cada vez mais concorrido. E preciso direcionar os seus esforços para se destacar junto ao público.

É necessário frisar: identidade visual, por mais importante que seja, não tem o poder de, sozinha, trazer grandes resultados.

Ela precisa ser incorporada a uma estratégia de marketing bem pensada. Nesta, devem estar definidos os propósitos da empresa, o público-alvo e as mídias que serão utilizadas.

Para mostrar a importância da identidade visual de uma empresa e os benefícios que ela traz, listamos alguns motivos abaixo. Continue a leitura e descubra!

Foto de uma mesa, em cima dela dois copos de café da marca Starbucks.
Em qual loja comprei este café?

Reforça a identidade da marca

Uma marca forte tem uma identidade visual bem construída. Não precisamos ir longe para ver isso, basta pegar empresas líderes de mercado, como Coca-Cola, Apple e Nike. Olhando para elas podemos notar que a identidade visual foi muito bem trabalhada. Contribuindo de forma significativa para reforçar a identidade da marca.

No entanto, para que esse reforço aconteça, é necessário que a identidade visual “converse” com outros materiais. Em especial com o layout do site, já que a internet é, atualmente, o canal mais utilizado para expandir o alcance de uma marca.

É preciso também que ela seja criada com base nos objetivos a serem alcançados e tenha a linguagem adequada para isso.

Por exemplo, um escritório de advocacia, que tem um público formal, não deve utilizar uma identidade visual mais descolada.

Ilustração de um monitor feito por uma ilustradora
A identidade visual de uma empresa gera confiança para o negócio.

Gera confiança

A identidade visual de uma empresa gera confiança tanto para o negócio como para o público, afinal, ela ajuda a dar um ar mais profissional para essa relação.

Ao lembrar que os consumidores estão mais exigentes a cada dia, essa importância é reforçada, visto que a confiança é o primeiro pilar para conquistar um cliente e, posteriormente, fidelizá-lo.

Essa confiança se amplia quando um cliente enxerga algo relacionado à identidade visual da sua empresa e logo relaciona com a qualidade dos seus serviços/produtos e, com isso, tem mais confiança para adquiri-los.

Atrai mais clientes

Construir a identidade visual de uma empresa com o devido cuidado contribui para atrair mais clientes. Isso porque ela serve como um ponto de conexão entre marca e público.

Quem acha que qualquer identidade visual serve e que fazê-la é simplesmente cumprir um requisito formal acaba não explorando todo o potencial que ela tem dentro de uma estratégia bem-sucedida.

Atrair clientes de forma recorrente passa pela capacidade de transmitir a personalidade da empresa para o público. Afinal, isso ajuda a mostrar que ela é diferente das demais.

Esse fator também leva a marca a se fortalecer e, com isso, ganhar mais campo de atuação.

Conforme apresentado, a identidade visual de uma empresa é um recurso de muita valia para alcançar um ótimo desempenho e passar, de forma clara, todo esse profissionalismo para o público.

Com certeza, esse é um investimento que apresenta um excelente custo-benefício pela sua capacidade de contribuir para o alcance de resultados melhores.

E que tal contar com ajuda especializada para construir ou reformular a sua identidade visual? Entre em contato conosco e conte mais sobre o seu projeto. Será um prazer apresentar a você soluções completas para que a sua empresa tenha uma identidade visual incrível.

Imagens: Designer, ilustração.

quero receber conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This