Investir em marketing digital é uma missão que demanda várias habilidades. Uma delas é conseguir analisar claramente se os seus investimentos estão valendo a pena. Nessa análise, uma das métricas mais poderosas é o ROI (Retorno sobre Investimento).

Com ele, é possível ter uma noção ampla do retorno obtido e, com isso, ter base para melhorar a estratégia e otimizar os resultados nas próximas ações.

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Para detalhar como funciona o ROI em marketing digital, listamos algumas das suas características nos tópicos abaixo. Confira quais são!

Cálculo do ROI

Quando se cria uma ação ou um conjunto de ações de marketing digital, a empresa busca saber qual foi o retorno desse investimento. Essa taxa de retorno é exatamente o ROI, e pode ser calculada de forma simples pela seguinte equação:

Lucro líquido (lucro do investimento –  custo do investimento)/Custo do investimento.

A soma das vendas geradas com a campanha é dividida pelo custo total dela. Alguns desses custos podem ser anúncios patrocinados em buscadores e redes sociais e o e-mail marketing, por exemplo.

Esse cálculo pode ser feito de maneira conjunta ou separada conforme as ações realizadas (Google AdWords, Facebook Ads, etc.). Também é preciso colocar o custo da mão de obra e demais recursos utilizados (hospedagens de sites, ferramentas pagas de marketing digital, entre outros).

ROI obtido x ROI planejado

Outra análise que precisa ser feita de forma cuidadosa é sobre a diferença do ROI obtido e do ROI planejado. Caso o ROI obtido esteja acima do que foi planejado, a empresa encontrou uma forma sólida de realizar suas ações de marketing digital, o que pode ser repetido para atingir resultados similares.

Se os números obtidos estiverem abaixo do que foi planejado, fica claro que a estratégia não funcionou como deveria e é preciso parar para entender o que houve de errado e, com isso, encontrar as melhores soluções.

Taxas de conversão e rejeição

Nessa busca por entender por que um ROI ficou acima ou abaixo do planejado, é importante usar outras métricas de marketing digital. Duas delas são a taxa de conversão e a taxa de rejeição.

Uma alta taxa de conversão é o objetivo primordial de qualquer campanha. Logo, essa métrica está totalmente alinhada com um ROI positivo, o que torna essa informação valiosa para entender melhor o retorno obtido.

A taxa de rejeição, que representa o número de usuários que abandonaram a sua página sem fazer nenhuma interação, também ajuda a entender os motivos que estão levando a uma taxa de conversão baixa, e consequentemente, a um ROI negativo.

Definição de metas consistentes

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Para obter um ROI positivo, é fundamental ter metas consistentes. Com elas, é possível direcionar melhor a estratégia e, assim, utilizar as ferramentas mais adequadas para atingir os objetivos propostos.

Mais do que lucro, um ROI positivo representa o sucesso da empresa como marca. Isso leva a uma expansão de negócios e à consolidação dela no mercado.

Por meio dessas dicas, ficou clara a importância do ROI em marketing digital. Por isso, não deixe de trabalhar essas ideias para melhorar a sua estratégia e, dessa forma, obter um ROI cada vez melhor.

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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