Saiba como criar uma newsletter incrível em 6 passos

Desenho de um notebook, saindo vários emails.
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O marketing digital oferece inúmeras ferramentas para cativar a sua audiência e aumentar o conhecimento sobre a sua marca. Você já pensou em trabalhar com o envio de e-mails promocionais de forma periódica? Para isso, você precisa saber como criar uma newsletter de qualidade e impactar sua audiência positivamente.

Certamente uma newsletter é um tipo de e-mail marketing que se baseia na regularidade de envio e de conteúdo. É um jeito de fazer com que o seu público passe a esperar por aquele material no dia em que ele chega, melhorando a relação dele com a sua marca.

Achou a ideia interessante? Então, veja a seguir como criar uma newsletter incrível em 6 passos.

1. Defina os seus objetivos

Como criar uma newsletter é uma iniciativa estratégica, você precisa fundamentá-la em metas concretas. O que você deseja alcançar com esses envios?

Por exemplo, se você quer aumentar o conhecimento de marca da sua empresa, talvez seja válido definir os acessos do seu site como objetivo. Outra possibilidade é vender determinado produto a partir de links, que devem ter um indicador de compras a ser atingido.

2. Entenda o perfil do seu público

Uma boa newsletter deve ser pensada especialmente para os interesses e as necessidades do seu público-alvo. Se você não entende o que ele quer ou precisa, dificilmente terá sucesso com qualquer tipo de conteúdo.

Por meio de pesquisas ou enquetes, procure mais informações a respeito do perfil do público que tem contato com a sua empresa. Tente enxergar de que forma o seu conteúdo poderia agradar essas pessoas.

3. Estabeleça sua linha editorial

A qualidade da sua newsletter depende muito da linha editorial dela, ou seja, o tipo de conteúdo enviado. Existem inúmeras possibilidades nessa área, indo desde um material informativo ou até puramente promocional.

Essa é a hora de levar em conta o quanto você aprendeu a respeito do perfil do seu público-alvo no passo anterior e desenvolver uma linha editorial que atenda às expectativas dele.

4. Ofereça envios segmentados

Pode ser muito vantajoso dividir o seu público em grupos e realizar envios distintos para eles, respeitando suas diferenças. A segmentação de conteúdo é uma ótima forma de aumentar o potencial de identificação da audiência com a sua newsletter.

Para fazer isso, você precisa obter mais informações sobre o assinante, ainda no momento do cadastro, como a cidade onde mora, tipo de produto em que tem interesse, entre outros. Depois, basta desenvolver um conteúdo relativo a essas características e enviá-los para os segmentos definidos.

5. Responda os seus assinantes

Uma parte bem importante do trabalho com newsletters diz respeito à interatividade. Você não só deve incentivar seus assinantes a responder os seus envios, como também criar o hábito de interagir com essas respostas.

Isso fará com que o seu conteúdo tenha muito mais engajamento, o que é muito precioso para a relevância e o potencial viral dele.

6. Monitore os seus resultados

Para que a estratégia da sua newsletter esteja sempre em plena evolução, você precisa monitorar os seus resultados. Portanto isso significa ver quais envios tiveram mais aberturas, cliques e respostas, além de tentar determinar o que ocasionou melhora ou piora.

Esse também é o momento de levar em conta as metas que você estabeleceu no primeiro passo e conferir o quanto foi possível se aproximar delas com as newsletters.

Portanto saber como criar uma newsletter de qualidade é apenas o primeiro passo. A partir de agora, você deve levar em conta as dicas acima e dar início à sua própria abordagem nesse meio. Fique de olho nos seus resultados e na forma com que seu público responde ao conteúdo para evoluir constantemente e, assim, alcançar cada vez mais gente.

Enfim, continue descobrindo novas formas de engajar a sua audiência e alavancar os seus resultados. Acompanhe os nossos posts no Facebook, no Twitter, no Instagram, e no LinkedIn!

Imagens: Alvo.

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