Saiba como fazer a qualificação de leads e melhorar os resultados de vendas

Quebra cabeça escrito LEADS.
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Uma boa estratégia de marketing é capaz de atrair o público certo para as suas ofertas, maximizando o seu potencial de sucesso. Para isso, é muito importante que parte do seu trabalho seja dedicada à qualificação de leads.

O entendimento sobre leads qualificados é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing. Afinal, o objetivo dela é sempre oferecer as suas ofertas para o público certo. O que aumenta as suas chances de conversão.

Dessa forma, é muito importante entender quais características definem um lead qualificado para que seja possível planejar as suas ações em torno deles. Além disso, esse conhecimento ajuda a filtrar adequadamente quem tem contato com o seu conteúdo.

Conheça, a seguir, algumas formas de fazer a qualificação de leads e melhorar os resultados de vendas!

Definição das personas

Qualificação de leads é um assunto diretamente ligado ao perfil do público-alvo buscado pela sua empresa. Portanto, é importante dedicar o tempo necessário à elaboração das suas personas. Que são recortes dessa audiência criados com o intuito de simplificar as suas segmentações.

Por exemplo, em vez de pensar em termos de “mulheres de 25 a 31 anos”, a sua persona pode ser a Joyce, de 26 anos, que tem dificuldades para administrar o tempo com os estudos e o trabalho. A partir daí, é possível enxergar oportunidades para qualificá-la como lead, dependendo do seu segmento.

Entendimento dos critérios

No que consiste um lead qualificado? É você quem precisa determinar isso. Esse aspecto se refere basicamente ao que a empresa considera como cliente ideal. Por mais que seja possível captar gente que fuja dessa regra, vamos nos concentrar no que traz maior potencial de retorno.

Um dos critérios mais importantes da qualificação de leads é o quanto a pessoa está próxima de decidir pela compra. É por isso que você precisa trabalhar com o conceito de funil de vendas. Que possibilita executar ações para cada estágio específico de consideração.

Distinção entre interesse e intenção

Ao prosseguir a partir desse ponto, é importante ter em mente a diferença entre demonstrar interesse e intenção. Enquanto a primeira se refere a um estágio puramente baseado em conhecimento, a segunda já pode servir como indicador para a sua qualificação de leads.

Isso pode ser identificado a partir das ações do seu lead ao ter contato com o conteúdo da sua empresa ao longo dos estágios do funil de vendas. Tome cuidado para não confundir esses dois conceitos.

Qualificação por conteúdo

É possível aprender muito a respeito das intenções e necessidades de um lead a partir do conteúdo que ele consome. Essa é a premissa básica de uma estratégia de Inbound Marketing, especificamente no seu aspecto de nutrição de leads.

Por conta disso, você deve disponibilizar iscas de conteúdo em sua jornada de compra que ajudem a demonstrar o interesse do público. Por exemplo, quem baixa um e-book com dicas para escolher uma solução como a sua já pode ser classificado como lead qualificado.

A qualificação de leads é um aspecto de grande importância para a sua estratégia de marketing. Já que ela ajuda a sinalizar qual fatia de público realmente pode converter com base em sinais determinados por você. Depois de fazer isso, chega a hora de o seu setor de vendas desempenhar o papel dele para converter esses leads de maneira estratégica e personalizada.

Para que seja possível atrair público para as suas ofertas, você precisa do impulso de visibilidade proporcionado pelo Google. Então, agora, veja aqui no blog como melhorar o seu tráfego a partir de dicas de SEO.

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