Site ou aplicativo: qual o mais adequado para sua empresa?

4 minutos para ler

Ter uma forte presença online é fundamental para qualquer empresa que queira alcançar grandes resultados no mundo digital. Com isso, é possível aumentar o alcance do negócio, gerar mais vendas, criar uma relação melhor com o público e consolidar a sua imagem no mercado.

Além disso, uma estratégia digital bem trabalhada é um grande diferencial competitivo em relação à concorrência. Um dos itens mais importantes nessa jornada é ter um site. Porém, com o crescimento do uso de aplicativos, esse outro item também ganhou importância, o que faz com que muitas empresas tenham dúvidas sobre qual usar: site ou aplicativo.

imac-tablet

Para ajudar o seu negócio a fazer a melhor escolha, montamos uma checklist de elementos inerentes a cada um deles e que permitem uma tomada de decisão mais acertada. Veja!

Quando usar o site

A primeira reflexão que precisa ser feita é em relação à proposta da empresa e ao formato escolhido para passar essa ideia para o público. Vamos supor que você pretenda usar o marketing de conteúdo como estratégia para atrair pessoas para o seu negócio.

Nesse caso, um site é o mais adequado. A questão orçamentária também faz com que muitas empresas optem inicialmente por um site, afinal, devido às inúmeras alternativas existentes, ainda é mais barato fazer um site do que um aplicativo.

Outra situação em que um site é mais adequado é quando a organização precisa atrair um bom número de usuários diariamente para o seu negócio e enxerga nos mecanismos de busca uma grande oportunidade para fazer isso, especialmente por meio do tráfego orgânico (se baseando em técnicas de SEO).

Em situações como essa, é importante levar em conta a facilidade que se tem de acessar um site, tanto em equipamentos diversos (PC, tablet, celular) como pelo fato de essa prática não exigir nenhum download ou instalação.

Quando usar o aplicativo

Quando o seu produto tem um viés mais tecnológico e depende de recursos utilizados em dispositivos móveis, tais como câmera e bluetooth, um aplicativo é a solução mais recomendada.

Ele também é indicado para quem precisa ter uma personalização mais ampla e fácil, além de um armazenamento de dados mais completo. O alto poder interativo dos aplicativos também deve ser levado em conta nessa análise.

Quem busca um design mais complexo, que exigiria bastante da performance do site, encontra no aplicativo uma opção interessante, já que sua interface é mais direcionada para esse tipo de recurso.

Auxílio de uma consultoria especializada

mesa-trabalho-comutador-e-tablet

Contar com ajuda especializada é uma excelente forma de encontrar as melhores opções para a sua estratégia. Uma agência de marketing digital vai poder analisar a sua empresa e os seus produtos, criando, assim, um mapeamento mais completo sobre o que precisa ser feito para levar essa estratégia ao mercado.

Uma questão que vale mencionar é que as duas opções podem ser utilizadas de forma conjunta. Por exemplo, ter um site institucional e um aplicativo específico para algum serviço ou produto da empresa.

Pode-se, até mesmo, usar os dois para a mesma estratégia, como nos casos das lojas virtuais. Grandes marketplaces já utilizam esse formato, permitindo compras online em ambos os locais, tendência que também pode ser adotada por empresas menores.

Com a parceria de uma consultoria, pode-se tirar melhor proveito das duas estratégias, incluindo o acompanhamento das diferentes métricas relacionadas a cada projeto e fazendo a escolha perfeita de site ou aplicativo.

Falando em ajuda especializada, que tal contar com a nossa para criar ou melhorar a sua estratégia digital? Basta entrar em contato conosco e compartilhar a sua ideia! Será um prazer guiar você nessa missão!

ebook sobre tendencias marketing digitalPowered by Rock Convert

Related Post

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-