A taxa de conversão é uma métrica utilizada para se ter uma noção mais ampla dos resultados que estão sendo obtidos, sendo muito valorizada por funcionar como uma espécie de termômetro que mede o funcionamento das ações realizadas e ajuda a explicar os números gerados.

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Por meio desses dados, é possível melhorar as ações em geral e isso não se restringe somente ao setor de marketing. Comunicação e vendas, por exemplo, podem ser muito beneficiados com um direcionamento criado a partir dessa análise precisa dos resultados.

A taxa de conversão deve ser medida periodicamente, com o prazo definido conforme os objetivos da empresa e das campanhas realizadas. Infelizmente, há organizações que ainda negligenciam o uso dessa métrica, o que é um grande erro.

Para detalhar a importância da taxa de conversão e o poder que ela tem de mensurar os resultados, listamos alguns conceitos que explicam, de maneira mais ampla, o funcionamento dessa métrica. Acompanhe a leitura!

Monitoramento eficiente dos resultados

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O principal objetivo da taxa de conversão é verificar o retorno dos investimentos feitos pela sua empresa nas ações de vendas e marketing digital. Dentro do funil de vendas, é possível medir os resultados alcançados em cada etapa.

Sendo assim, o preenchimento de um cadastro e os contatos realizados pelos clientes que resultaram de uma estratégia digital são exemplos da abrangência de ações que podem ser medidas pela taxa de conversão, não se restringindo somente ao processo direto de vendas.

O monitoramento eficiente ajuda a acompanhar os resultados como um todo e possibilita a obtenção de um diagnóstico mais completo.

Melhorias no processo de conversão

Mais do que obter dados, é preciso utilizá-los para melhorar o processo de conversão. Há sempre investimento de tempo e dinheiro na busca por resultados, o que exige uma estratégia eficiente para que a empresa obtenha-os de maneira favorável.

Imagine uma campanha de anúncios pagos que está gerando muitos cliques, porém, não está convertendo em vendas. Certamente, há uma objeção que está levando a essa taxa de conversão baixa. Analisando determinadas métricas, como o tempo de permanência no site, entre outras, é possível compreender o que está acontecendo e, assim, criar as melhorias necessárias para resolver o problema.

E o mais importante é que a taxa de conversão pode ser utilizada em todas as etapas do processo de conversão, consolidando-se, assim, como um elemento fundamental na criação de uma estratégia vencedora.

Contribuição para o plano de negócios

Um bom plano de negócios é fundamental para direcionar o funcionamento da empresa. Com os dados obtidos por meio da análise da taxa de conversão, tem-se mais elementos para criar um plano sólido e capaz de definir metas e objetivos melhores.

Ao entender como os resultados acontecem, é possível utilizar os mecanismos que levam até eles de maneira precisa, o que é crucial na busca por criar ações eficientes e que permitam a alta performance. O plano de negócios vai documentar esse conhecimento e ser um direcionador para obter resultados cada vez melhores.

Por meio deste post, você viu a grande importância que a taxa de conversão tem para o seu negócio. Para entender como tirar mais proveito dela, é necessário aprender sobre o funcionamento do marketing digital e de suas diversas variáveis.

Para fazê-lo, é simples: basta assinar a nossa newsletter e ter acesso a dicas incríveis sobre o assunto. É gratuito, aproveite!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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