A qualidade do atendimento online representa um pilar importante na capacidade de oferecer uma experiência de qualidade para os seus clientes. Sabendo disso, é preciso investir nesse ponto de maneira contínua e utilizar canais variados para ampliar o poder de atendimento.

Atendimento Online

O valor que um bom atendimento online agrega é imenso, e ele é tão bem-visto pelos consumidores, que muitos aceitam até pagar preços mais altos por causa desse fator. Então, não há desculpas para não montar uma estratégia que permita ter um atendimento online de alto nível em todos os canais utilizados pela empresa.

Quer aprender como fazer isso? Acompanhe as dicas abaixo!

Invista na sua equipe

A interação entre empresa e cliente não deixa de ser uma relação entre pessoas. Logo, é importante passar essa visão para a sua equipe e treiná-la para se colocar no lugar do cliente sempre que preciso e, assim, encontrar mais facilmente todas as soluções necessárias.

Não podemos deixar de mencionar a importância de os colaboradores terem conhecimento técnico acerca dos assuntos de que se está tratando. Como a internet é conhecida pela agilidade, qualquer demora acentuada ou falta de capacidade para resolver problemas será considerada um ato falho, sendo bastante prejudicial para a imagem da sua empresa.

Minimize os erros

Os erros são comuns, porém, a sucessão deles pode gerar o chamado “efeito bola de neve” e comprometer toda a sua estrutura de atendimento online. Desse modo, é preciso minimizar os erros, o que pode ser feito com o estabelecimento de padrões bem definidos e com a constante supervisão dos gestores e responsáveis, para garantir que o melhor serviço está sendo prestado.

Monitore os resultados

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Monitorar os resultados é outra forma de medir o impacto que o atendimento online está causando. Como, na maior parte das vezes, esse tipo de atendimento funciona como um meio de negociação, qualquer baixa nos resultados pode indicar que há problemas na forma de condução do processo.

Os avanços do marketing digital, especialmente no que diz respeitos às métricas, tornam essa tarefa mais fácil de ser realizada. Com simples medidas e o uso dos indicadores certos, os quais variam conforme cada caso, é possível fazer um monitoramento constante dos resultados e, assim, identificar os principais pontos a serem melhorados.

Utilize ferramentas variadas

A variedade das ferramentas utilizadas é uma grande característica de um atendimento online eficiente. Para exemplificar, vamos citar três recursos bastante utilizados nessa prática: e-mail, redes sociais e chats.

O e-mail deve ser utilizado para resolver demandas mais específicas e nas quais não há urgência por parte do cliente na resolução do problema. Por meio dele, é possível dar respostas mais detalhadas e apresentar uma solução bem completa para a demanda do consumidor.

O uso das redes sociais serve, principalmente, para ajudar a tirar dúvidas pontuais, nas quais não existe necessidade de um contato formal. Elas permitem também um atendimento online mais interativo, se diferenciando das demais ferramentas por isso.

Já o chat acoplado ao site é uma forma de retirar objeções do cliente no momento em que ele navega pela sua página e também de guiá-lo durante a visita, ampliando as chances de conversão

Cada uma dessas ferramentas exige a criação de um perfil de atendimento diferenciado, pois o comportamento do consumidor pode variar conforme a plataforma que está sendo utilizada. O ideal é criar estratégias em separado, sempre respeitando o padrão de qualidade estabelecido pela empresa, para, assim, gerar uma experiência melhor ao cliente.

Automatize tarefas

A automatização de tarefas visa, acima de tudo, aumentar a agilidade do atendimento online. Ela também é benéfica para otimizar recursos e garantir um melhor atendimento sem a necessidade de fazer um grande investimento para isso.

O recomendado é definir no seu planejamento quais as demandas em que a automatização se faz necessária, criando, dessa forma, uma mescla de estratégias que utilizam a inteligência artificial com aquelas focadas no atendimento feito por pessoas.

Por fim, vale citar que implantar um atendimento online de qualidade é apenas a primeira etapa do processo, sendo essa uma atividade que requer atualizações constantes, especialmente para se alinhar com as tendências que vão surgindo.

E para entender como criar uma estratégia de marketing digital online, é preciso estar ciente de qual é o melhor caminho para começar. Acesse este post e descubra qual direcionamento tomar para maximizar os seus resultados!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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