Aliar vendas e marketing é um desafio para qualquer empresa. Muitas vezes, esses setores acabam tendo uma relação complicada, o que pode afetar os resultados de forma negativa. Mesmo que não haja consenso na forma de atuar, uma coisa é clara, querendo ou não, ambos têm o mesmo objetivo: aumentar os lucros.

Com base nesse princípio, surgiu o conceito denominado Vendarketing, que consiste em unir essas duas áreas em uma estratégia conjunta baseada nas mesmas metas e parâmetros.

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Por mais que inicialmente isso pareça difícil, com as dicas que preparamos esse processo fica muito mais fácil. Além disso, reunimos neste artigo as principais vantagens que a estratégia proporciona. Confira!

União do conhecimento

Sabe aquele ditado “duas cabeças juntas pensam melhor”? É mais ou menos o que Vendarketing faz. Ao unir profissionais de duas áreas diferentes, mas complementares, o caminho fica menos difícil para criar estratégias sólidas e capazes de atingir os objetivos propostos.

E além das questões técnicas, existe a forma com que cada uma das áreas observa os fatos. A equipe de vendas tem um contato mais direto com o público, já o marketing tem acesso a métricas eficazes na hora de medir os resultados.

Esse olhar clínico ajuda a identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, para assim tomar as decisões corretas.

Comunicação mais efetiva

Quando se trata de vendas e marketing, muitas empresas acabam se focando somente na comunicação externa e esquecendo da comunicação interna. Uma empresa em que esses setores não conversam de forma adequada, certamente terá problemas ao tentar passar a sua mensagem para o público.

O Vendarketing traz a solução para isso, pois, ao unir as duas áreas em prol do mesmo objetivo, fortalece a comunicação da empresa como um todo.

Maior poder de análise

Com base nos dois conceitos anteriores, fica fácil perceber que o Vendarketing contribui para uma maior precisão de análise. Além das questões mencionadas, como a soma de conhecimentos e a melhoria da comunicação, o entrosamento é algo que vale a pena ser citado nesse contexto.

Com o tempo, essa estratégia se consolida e fica ainda mais fácil fazer análises corretas, o que certamente é um diferencial competitivo.

Definição de metas mais precisas

Por que muitas empresas não conseguem os resultados desejados? Essa é uma pergunta que tem diversas respostas, porém, em diversas ocasiões, a falta de metas precisas é um fator que contribui muito para isso.

Uma das grandes vantagens que o Vendarketing proporciona é justamente a definição de metas que estejam mais alinhadas à realidade da empresa e que, principalmente, possam agregar valor e gerar uma melhoria dos resultados.

Esse tipo de ação ajuda a chegar mais rápido ao que se busca. Além disso, diminui os custos e foge da velha máxima de agir somente à base de tentativa e erro.

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Implementação do Vendarketing

Diante de tantos benefícios, você deve estar se perguntando como implementar o Vendarketing na sua empresa, não é mesmo?

Diante disso, seguem algumas dicas sobre como esse processo deve e pode ser feito.

O primeiro passo é conscientizar ambas as partes de que a união é benéfica para todos. Um dos pontos a serem abordados nesse sentido é mostrar como o compartilhamento de dados entre os setores pode facilitar o trabalho um do outro. Mostrar que quando a empresa ganha todos ganham também é importante.

É preciso também definir um cronograma de reuniões, que podem ser diárias ou semanais, por exemplo. Assim o Vendarketing começará a fazer parte do cotidiano da empresa.

Um terceiro passo é definir bem as funções da cada profissional para que atuem de forma complementar e não invadam o espaço do outro.

A última dica é sempre valorizar o esforço conjunto, porque além de um fator motivacional, isso é uma mostra de que tudo está correndo bem. Esse tipo de atitude conta muito, afinal quem não quer trabalhar com uma estratégia vencedora?

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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