A definição do budget de marketing não tem mistério mas requer atenção

O budget de marketing se refere ao orçamento que você tem à disposição para executar as suas campanhas e ações. É impossível realizá-las sem contar com os recursos adequados para contratar serviços, fornecedores e pagar sua equipe.

Dessa forma, a definição do budget de marketing é uma das etapas mais importantes da estratégia. Afinal, é o que determinará se você conseguirá executar tudo o que planejou ou se será preciso fazer alguns ajustes.

Por ser algo tão importante para a realização e o sucesso de uma estratégia, o budget de marketing tem que ser pensado com muito senso crítico. É necessário que você leve em conta os critérios certos para não sofrer com erros.

Veja a seguir os principais pontos que devem ser considerados ao definir o budget de marketing da sua empresa.

Saiba onde quer chegar

A definição dos objetivos da sua campanha de marketing é um momento muito importante que estabelece não só o que será feito em cada canal como também os recursos que você tem à disposição.

Portanto, trata-se de um dos pontos que precisam ser levados em conta ao pensar no seu budget de marketing. Objetivos grandiosos requerem um investimento igualmente considerável.

Estude seu público-alvo

O perfil do público buscado pela sua estratégia tem um impacto direto no seu budget de marketing. Afinal, trata-se de um elemento decisivo para o seu planejamento.

Não se trata apenas de precisar gastar mais para ter uma audiência maior. Também pode ser necessário um investimento superior para alcançar segmentos de público mais difíceis de acessar.

Vista superior de uma mesa, mostrando com detalhes uma pessoa segurando uma planilha e inserindo dados no computador. Apenas a mãos da pessoas estão amostra.
A definição do budget de marketing não tem mistério mas requer atenção.

Tenha uma margem de segurança

Determinar um budget de marketing com altíssima precisão nem sempre é algo positivo. Nunca se sabe quando imprevistos poderão surgir, como no caso de um serviço que custe mais do que o orçado.

Por conta disso, lembre-se de incluir uma margem de segurança em seu budget de marketing. Dessa forma, é possível se prevenir contra problemas.

Considere a situação financeira da empresa

Por mais que seja importante ter o budget de marketing certo para as metas da empresa, ele sempre acaba se condicionando à situação financeira dela. Não faz sentido se comprometer com um gasto gigantesco sem ter todo esse recurso em caixa.

Caso os objetivos da campanha sejam ambiciosos demais para o budget de marketing disponível, então vale a pena rever essas metas.

Faça cotações

Os gastos previstos em seu planejamento devem ter alta precisão para garantir que não ocorram gargalos em seu budget de marketing. A melhor forma de fazer isso é criando o hábito de realizar cotações dos serviços a serem contratados.

Experimente múltiplos fornecedores e tente enxergar oportunidades para negociar com esses parceiros. Pode ser que você encontre algumas formas de minimizar as necessidades da sua estratégia.

A definição do budget de marketing não tem mistério: basta seguir as dicas acima para garantir a atenção correta para cada etapa do processo e ter o resultado que melhor se encaixa à sua realidade. Não apresse esse momento, já que erros podem ser bastante prejudiciais para a sua estratégia e também para os resultados dela.

Que tal continuar aprendendo a profissionalizar ainda mais a sua abordagem de marketing? Leia nosso post e descubra também o que é e como fazer um bom benchmarking!

Imagens: Empresário, planejamento.

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Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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