Você sabe o que é marketing digital de performance?

Ilustração de uma pessoa atirando uma flecha do alvo. Simbolizando o marketing digital de performance.
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Como mostrar para as pessoas que um investimento gera resultados positivos e vale o capital e o tempo delas? Mostrando resultados! Para convencer stakeholders e gerentes da validade das estratégias online para divulgação de marca, profissionais aplicam técnicas de marketing digital de performance, baseando-se em resultados concretos e cases de sucesso.

Quer entender como esse segmento do marketing funciona e quais são seus benefícios para a sua marca? Acompanhe-nos!

O que é marketing digital de performance?

O marketing digital de performance é um segmento do marketing em que os investimentos são realizados de acordo com resultados concretos. Ou seja, nesse tipo de estratégia, você não aplica táticas que possam ou não dar certo. Embora isso soe um pouco limitante, é possível criar uma experiência de usuário envolvente, desde que o desempenho da campanha ou do anúncio seja medido com rigor.

Como aplicar o marketing digital de performance?

As estratégias variam de acordo com o perfil de sua empresa e o seu propósito. Contudo, alguns passos básicos não podem ser esquecidos!

Defina a sua meta e seus objetivos

Para que você acompanhe o desempenho de sua campanha, é essencial que você tenha metas e objetivos em mente. Os indicadores de performance só existem em função de um propósito e não há estratégia de marketing digital de performance que funcione com o acompanhamento de dados aleatórios.

Dessa forma, procure entender até onde você pretende chegar com sua estratégia. Você quer maior presença de marca, aumentar seus leads qualificados ou aumentar as vendas de um determinado produto? O método SMART (Especificidade, Mensurável, Atingível, Relevância e Tempo), bem como um estudo de mercado, pode ajudar na escolha de objetivos coerentes com o seu negócio.

Entenda e selecione métricas e KPIs

Após definir quais objetivos você pretende atingir, está na hora de selecionar quais dados serão analisados para entender o desempenho de sua estratégia. Tenha em mente que eles precisam ser úteis, de forma que as informações coletadas ofereçam uma boa perspectiva sobre a sua campanha.

Não se deixe levar por métricas de vaidade. Curtidas e comentários, por exemplo, são um grande exemplo disso. Para uma marca que deseja aumentar suas vendas, o número de interações com um post pouco indica sobre a efetividade das táticas aplicadas por ela.

Assim, com base nas metas coletadas, selecione quais indicadores-chave (KPIs) podem ser analisados. Se o seu objetivo é aumentar conversões, você pode acompanhar, por exemplo, a porcentagem de aumento das vendas. Alguns dos KPIs mais usados são custo por lead, retorno sobre o investimento (ROI) e porcentagem de conversões.

Foto de várias ferramentas. Martelo, alicate, chave de fenda. Simbolizando as ferramentas do marketing digital de performance.
É essencial contar com ferramentas para facilitar a mensuração dos resultados.

Conte com boas ferramentas

Em uma estratégia de marketing digital de performance, você vai coletar e analisar uma grande quantidade de dados. Por isso, é essencial contar com ferramentas para facilitar a mensuração dos resultados alcançados com a sua campanha. No Google Analytics, por exemplo, você encontra dados sobre o comportamento dos usuários em seu site. Bem como informações demográficas e geográficas.

Faça testes

Uma estratégia baseada em ações certeiras precisa de uma etapa preventiva de testes. Eles permitem verificar o que está certo e errado com a sua estratégia e se as suas ferramentas funcionam.

Para que os testes ajudem no estudo, de fato, é importante que eles sejam feitos em condições “laboratoriais”, ou seja, de maneira controlada e com públicos distintos. Resultados distorcidos podem colocar a sua estratégia em risco.

Você deve ter percebido que o marketing digital de performance exige experiência. Contar com uma agência especializada pode ser a diferença entre receber relatórios repletos de números que nada dizem e o sucesso.

Como já introduzimos, para que suas estratégias de marketing digital de performance gerem bons resultados. É preciso que você pense em como oferecer uma experiência de usuário diferenciada. Leia o nosso artigo especial sobre o assunto e saiba mais!

Imagens: Ilustração, ferramentas.

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