Marketing on-line ou off-line? Qual utilizar? Muitas empresas lidam diariamente com esse dilema por entenderem que a escolha deve ser entre um ou outro. Porém, é possível utilizar ambos os formatos na mesma estratégia.

Essa mescla entre o on-line e off-line é essencial para quem visa a obter resultados em grande escala e, com isso, ampliar tanto o seu poder de divulgação como o seu volume de vendas.

Para que esses resultados, de fato, aconteçam, é preciso que essa mescla seja feita de maneira correta. É isso que ensinaremos a seguir. Continue a leitura conosco!

Participação em eventos

A participação em eventos é excelente para expandir o alcance da marca, atrair mais pessoas para o seu negócio e também fortalecer o networking. Essa é uma ação típica de mídia off-line, mas o marketing digital pode entrar como um forte parceiro nessa jogada.

O principal intuito dele é fazer menos com mais, ou seja, tornar mais barato e eficiente o processo de divulgação em comparação com o investimento em mídia impressa ou em rádio e TV, por exemplo.

Criar um hotsite para o evento, utilizar landing pages, combinar o uso do e-mail marketing desde o pré-evento (prospecção, proposta de valor) até o pós-evento (para manter o contato do lead e torná-lo um cliente fiel) são algumas ações que podem ser executadas.

E esse tipo de ação funciona muito bem para diversos tipos de negócio, corretora de seguros, escritórios de advocacia, empresas de tecnologia, entre outros nichos.

A união desses conceitos representa perfeitamente a mescla entre marketing on-line e off-line, sendo o trabalho feito de forma complementar e facilitando, assim, a obtenção de números melhores.

Promoção das lojas físicas

Lojas Físicas

É notório que as vendas físicas são influenciadas pelo marketing digital, seja pelo processo de prospecção/atração, seja pela manutenção do relacionamento on-line.

Para quem trabalha só off-line, a Internet é importante para manter o contato com esse cliente. Para quem vende nas duas modalidades, é possível levar o cliente da loja física para o e-commerce e vice-versa, especialmente quando isso trouxer benefícios para ele.

Há vezes em que uma oferta no site será mais interessante, então, é melhor que ele compre lá (mas compre) do que deixe de fazer isso. Existem também consumidores que aparecem esporadicamente na loja física por morarem longe. Nesse caso, o e-commerce preenche essa lacuna, mantém o cliente e oferece uma experiência melhor para ele.

E para quem deseja ações on-line específicas para levar o cliente até o espaço físico, algumas dicas são: utilizar as redes sociais e o e-mail marketing para oferecer descontos e benefícios válidos somente em compras presenciais e criar um banco de dados (o que pode ser feito na hora da compra) para manter contato com esse cliente por meio de estratégias digitais.

Divulgação de pontos de venda

Os pontos de venda são importantes para diversificar o atendimento oferecido ao público e levar os seus produtos para mais perto dele. Essa é uma estratégia muito utilizada por quem não deseja ter uma loja própria ou para quem tem e quer oferecer os seus produtos em outras regiões.

Em ambos os casos, mesclar o on-line e off-line é crucial para obter sucesso. Usar a mídia digital para divulgar e deixar claro para aquele cliente que existe um ponto de venda perto dele é uma medida muito válida e capaz de alavancar os resultados, evitando, assim, a ociosidade de determinados pontos de venda.

O uso das redes sociais e também uma exposição detalhada desses pontos de vendas no seu site são exemplos de estratégias de marketing digital que contribuem para a venda física.

Utilização de resultados on-line

Compra online

Utilizar resultados on-line para criar campanhas off-line é uma ótima maneira de levar a chamada “Prova Social” para mais perto do público e, assim, favorecer a tomada de decisão. Vamos pegar o exemplo de uma corretora de seguros.

Ela pode usar os feedbacks on-line, tais como elogios, depoimentos e relatos de experiências positivas, para criar uma campanha off-line. Isso pode ser feito usando outdoors, mídia impressa e, até mesmo, expondo esses resultados na sede física da empresa.

Por mais que pareça uma estratégia simples, o grande benefício dela é gerar um vínculo emocional com o cliente, afinal, se ele viu que outra pessoa teve uma boa experiência com aquela empresa, a tendência é tornar-se mais disposto a adquirir o serviço/produto oferecido.

Vale citar que, para essa mescla ocorrer de forma mais proveitosa, é essencial contar com ajuda especializada, o que pode ser feito utilizando os serviços de uma empresa de marketing digital e toda estrutura que ela oferece para os clientes (além da vasta experiência em criar estratégias desse tipo).

Com isso, fica mais fácil aproveitar os grandes benefícios de utilizar, de forma conjunta, a mídia on-line e off-line.

Por sabermos que podemos ajudar a sua empresa nessa jornada, convidamos você para entrar em contato conosco e apresentar seu projeto. Estamos aguardando!

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Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 25 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline. Fundador da LinkWell em 1992 Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil - GuiaWEB em 1995 Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997 Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006. Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015 Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016 Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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